Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Ladário

Aeronaves do Comando do 6º Distrito Naval realizam dois resgates simultâneos no Pantanal de Mato Grosso do Sul

Os moradores apresentaram problemas emergenciais de saúde em fazendas isoladas, sem acesso por vias terrestres.

Homem sofreu queda de cavalo - fotos: divulgação/6ºDN

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), empregou, no começo da manhã de quinta-feira, 13 de março, após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), duas aeronaves para resgates simultâneos na região do Paiaguás, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Os moradores apresentaram problemas emergenciais de saúde em fazendas isoladas, sem acesso por vias terrestres.

Um senhor de 91 anos foi resgatado da Fazenda Santa Luzia, a 125 quilômetros de Ladário. O idoso relatou aos bombeiros ser hipertenso e cardiopata e estar há dias com diarréia, desidratação severa e fraqueza.

O segundo paciente, um homem de 37 anos, foi resgatado depois de relatar ao militares ter sofrido uma queda de cavalo após colidir com um galho de uma árvore. Segundo o relato, o homem apresentava fortes dores no peito e dificuldade para respirar. O resgate foi realizado na Fazenda Santa Cecília, na fronteira com o Estado de Mato Grosso, a 220 km de Ladário.

Os resgates foram realizados por duas aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste e o deslocamento foi feito com acompanhamento de médicos do Hospital Naval de Ladário. Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância dos bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de EVAM, empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância do sinistro, entre outros

SIGA-NOS NO

Veja Também

Adolescente de 13 anos em trabalho de parto é resgatada na região do Taquari

Helicóptero da Marinha resgata bebê em fazenda na divisa dos Estados de MT e MS

Helicóptero da Marinha resgata jovem na Aldeia Uberaba com corte profundo na testa

Helicóptero da Marinha resgata mulher com dores abdominais a cerca de 140 km de Ladário

Escola Municipal 17 de Março recebe aula inaugural do projeto 'Bombeiro na Escola'

Marinha resgata mulher na região da Nhecolândia, após acidente com cavalo

3º Batalhão de Operações Ribeirinhas conclui instalação de píeres flutuantes na Área de Adestramento do Rabicho