Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Ladário

Encerramento da oficina "Do lixo ao Luxo" tem entrega dos certificados

O curso contou com palestras sobre segurança, coleta seletiva e oficina de confecção de artigos com materiais recicláveis.

Na manhã de terça-feira, 18 de junho, aconteceu o encerramento da oficina "Do lixo ao luxo", promovida pela Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, em parceria com a SANESUL, por meio da empresa Sociallis Consultoria e Gestão de Projetos Sociais. Estiveram presentes o Prefeito de Ladário, Iranil Soares, o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Márcio Cavasana, além de integrantes da Gerência de Meio Ambiente - GEMAM, da empresa estadual SANESUL, Jane Laura Dias e Regina Oliveira. O evento ocorreu na sede da Fundação, situada na rua Almirante Barroso, s/n, centro, ao lado da Escola Municipal Eduardo Malhado.

A SANESUL está realizando a ampliação da obra de esgotamento sanitário no município de Ladário e, em acompanhamento a obra, estão sendo oferecidas ações de educação ambiental às famílias beneficiadas. As ações sociais contempladas no Projeto de Trabalho Técnico Social, compreendem: visitas domiciliares, palestra, campanha escolar, curso de geração de renda e oficina com catadores de materiais recicláveis. Tais ações estão sendo conduzidas pela empresa Sociallis Consultoria e Gestão de Projetos Sociais, representada pela Assistente Social Luana Oliveira da Silva.

Como uma das ações que compõe o Projeto de Trabalho Técnico Social, O Curso "Do lixo ao luxo", com duração de 4 horas, contou com palestras sobre segurança, coleta seletiva e oficina de confecção de artigos com materiais recicláveis. Durante o curso, foram apresentadas três palestras: "A importância do uso do EPI", pelo facilitador Antonio Franco, Tec. Segurança do Trabalho; "Os bilhões perdidos no lixo", pelo facilitador Luiz Eduardo da Costa Urt, Gestor Ambiental; e "Do lixo ao luxo: transformação de materiais recicláveis", pela facilitadora Fabiola Flora da Silva, Pedagoga e artesã.

"Sou catadora há 24 anos e atuo no lixão de Corumbá. Achei interessante a sabedoria aplicada na reutilização dos materiais. Essa atividade é delicada e é preciso saber trabalhar. Também gostei das orientações sobre aquilo que não devemos jogar no esgoto como fraldas e resto de comida, porque isso pode causar o entupimento dos canos e causar prejuízos a nós mesmos", comentou Zilda Márcia Rodrigues da Silva, de 56 anos.

"Agradecemos grandemente essa parceria, na medida em que os conhecimentos aqui transmitidos ajudar os participantes. A reciclagem é possibilita esse trabalho bonito que beneficia a vocês diretamente e também toda a população, pois o reaproveitamento e nova destinação desse material impede a poluição do nosso meio ambiente", alardeou o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Queimadas e compostagem são temas de palestras na Semana de Meio Ambiente de Ladário

Encerramento da 16ª Semana do Meio Ambiente acontece na Câmara Municipal de Ladário

Novo Curso do Qualifica Ladário está com inscrições abertas

Estão abertas inscrições para a oficina 'Do lixo ao luxo', voltada para catadores de materiais recicláveis

Assinado repasse de recursos do FMDCA a Organizações da Sociedade Civil

Mato Grosso de Sul se destaca com operações de coleta seletiva e reciclagem referência no Brasil

Novos prefeitos precisam incentivar reciclagem e a economia circular, afirma Inesfa

Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário realiza plantio de mudas nativas do Brasil