Ladário recebe pelo terceiro ano consecutivo o Certificado do Mapa do Turismo
O objetivo do mapa é colaborar com a definição de políticas públicas, como definir recursos do Ministério do Turismo que serão destinados para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.

No Mapa de Turismo Brasileiro de 2024 divulgado pelo Ministério do Turismo, Ladário recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Certificado do Mapa do Turismo Brasileiro. Além do município, o Conselho Municipal do Turismo, bem como a Instância Governança Regional - IGR Pantanal, da qual Ladário participa, também receberam o certificado. O certificado que tem validade por um ano, foi assinado pela Ministro de Estado de Turismo, Celso Sabino de Oliveira e pela Secretário Nacional de Planejamento Sustentável e Competividade no Turismo Milton Sergio Silveira Zuanazzi.
A certificação, atualizada pelo Ministério do Turismo para o ano de 2024, reúne os municípios que comprovaram ter aptidão efetiva para o turismo e que fazem do setor ferramenta estratégica para a impulsionar a economia local. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem.
O que é o Mapa do Turismo?
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área - recorte territorial - a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. O objetivo do mapa é colaborar com a definição de políticas públicas, como definir recursos do Ministério do Turismo que serão destinados para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional.
Para participar da categorização, os municípios precisam comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). É necessário a existência comprovada de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.
Veja Também
Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra realiza seu planejamento para 2024
Prefeitura de Ladário recebe certificado de participação no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora