Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Ladário

Queimadas e compostagem são temas de palestras na Semana de Meio Ambiente de Ladário

Pesquisadora Balbina Soriano Palestrou sobre a questão das queimadas no Pantanal .

Fotos: Raquel Brunelli d´Avila/Divulgação

A Embrapa Pantanal marcou presença na 16ª Semana de Meio Ambiente de Ladário, realizada entre os dias 03 e 07 de junho. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural em celebração ao dia mundial do meio ambiente, comemorado no dia 05 de junho. A temática desse ano é “O lixo que você joga no chão não fala, mas diz muito sobre você” e envolveu todas as escolas da rede pública de ensino do município com atividades ao longo da semana, tais como palestras, passeios e visitas.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário, Márcio Cavasana “Este ano vamos realizar a semana do Meio Ambiente com um cronograma focado na educação ambiental, principalmente em relação aos resíduos sólidos, a proposta é falar de maneira que os estudantes e a população em geral compreendam a importância da participação individual na preservação do meio ambiente”, explicou.

Marcos Tadeu ensinou como fazer uma composteira caseira

No dia 03 de junho o técnico em agropecuária da Embrapa Pantanal, Marcos Tadeu Araújo, acompanhado do assistente da Unidade Henrique de Jesus, apresentou a palestra “Compostagem” na Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, localizada no assentamento 72, para alunos do 6º ao 9º ano. Em sua palestra “Plantio de mudas, propagação por alporquia e composteira doméstica”, Marcos falou sobre o trabalho desenvolvido pela Embrapa no Brasil e na região Pantaneira. Ensinou os alunos a fazer uma composteira caseira e todo o processo do manejo deste lixo orgânico até que se transforme em composto orgânico e sua aplicação, entre outros assuntos. Ao final foram distribuídas mudas de cebolinha e couve para os alunos e funcionários.

Mudas foram doadas para os alunos e funcionários das escolas

Já no dia 05 de junho, a pesquisadora Balbina Soriano esteve presente na Escola Estadual Leme do Prado, palestrando para alunos do 6º ao 8º ano sobre “Influência das Queimadas nas Alterações Climáticas”. Em sua apresentação a pesquisadora mostrou um panorama geral do Pantanal, sua geografia e sub-regiões, além de dados históricos sobre as condições climáticas e as queimadas na região. “A falta de chuva muda a paisagem do Pantanal. Com o baixo nível do rio ocorre um aumento de áreas secas com acumulo de materiais combustíveis, criando um ambiente favorável a ocorrência de incêndios”, relatou a pesquisadora. Balbina destacou, ainda, a importância da conscientização de cada um para a conservação ambiental e o combate aos incêndios: “Uma prática muito perigosa na região pantaneira é a de atear fogo ao lixo. Isso é crime passível de pena e é de suma importância que cada um de nós estejamos atentos a tais ações para que possamos denunciar as autoridades competentes”, explicou.

Ainda no dia 5 de junho foi a vez dos alunos da Escola Estadual Eduardo Malhado receberem o técnico Marcos Tadeu, juntamente com o Assistente da Embrapa José Augusto, para tratar sobre a temática “Compostagem”. Os participantes também receberam doação de mudas de cebolinha e couve.

Pesquisadora Balbina Soriano Palestrou sobre a questão das queimadas no Pantanal

SIGA-NOS NO

Veja Também

Estudantes universitários da Bolívia visitam a Embrapa Pantanal

Funcionários da Embrapa Pantanal realizarão paralisação dos trabalhos nesta quarta-feira (06)

Câmara apoia luta contra terceirização na Embrapa e por mais vagas para assistentes em concurso público

Delegação da UEMS conhece infraestrutura e pesquisas da Embrapa no Pantanal

Pantanal: Deputados da ALEMS propõem audiência para solucionar queimadas

Encerramento da 16ª Semana do Meio Ambiente acontece na Câmara Municipal de Ladário

Estão abertas inscrições para a oficina 'Do lixo ao luxo', voltada para catadores de materiais recicláveis

Encerramento da oficina "Do lixo ao Luxo" tem entrega dos certificados

Rematricula dos alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Ladário tem início nesta segunda-feira 25 de novembro