Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Ladário

Rota Rural em Ladário capacita produtores do Assentamento 72 para queijaria e compotas

Realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciativa é desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal .

Fotos: Divulgação/Sebrae

Cerca de 20 produtores da agricultura familiar do Assentamento 72, em Ladário, participaram de capacitações da Rota Rural voltadas para a produção de produtos a partir de leite e hortifruti, como queijos e doces de compota, aprendendo 10 tipos de receitas diferentes. A qualificação profissional foi oferecida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, entre os dias 21 e 23 de maio, na Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso, que fica dentro do assentamento.

O prefeito de Ladário, Iranil Soares, acompanhou parte da capacitação e esteve presente na entrega dos certificados. Ao final do curso houve degustação dos produtos elaborados.  “Queremos que essa seja uma oportunidade de alavancar o potencial dos assentados, que produzem produtos de qualidade e aqui aprenderam a lidar com outras técnicas para oferecer queijos e outros alimentos deliciosos”, destacou.

Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Larissa Moraes, as capacitações vão permitir que os empreendedores rurais ampliem o mercado que atuam com novas opções de itens para a venda. “Os participantes puderam vivenciar em três dias diferentes receitas, aprenderam como elas são feitas e conseguiram produzir com acompanhamento de especialistas. Trata-se de uma janela de possibilidades que se abre para eles com mais oportunidades de geração de renda”, pontuou.

Toda a estrutura das capacitações é itinerante e foi montada no estacionamento da escola rural do Assentamento 72 para atender os participantes. Em um dos cursos, o grupo aprendeu a produzir tomate confit, balinha de banana, molho de tomate assado e doce de goiaba. Já a outra turma foi direcionada para produzir queijos do tipo parmesão, ricota, nicola tradicional e recheada com doce de leite, minas frescal e coalho.

Quem participou dos cursos como André Ricardo Gonçalves de Arruda pontuou que o conhecimento adquirido permitiu o aprimoramento das técnicas para ter produtos com diferencial. “Esse aprendizado vai aperfeiçoar o que sabemos e isso melhora os produtos que produzimos. Para a venda, acredito que fará toda a diferença”, expôs.

Felipe Cristaldo é outro pequeno produtor rural que fez o curso e quer avançar na sua produção de queijos. “Essa capacitação vem ajudar muito a gente para aprimorar o que já faço com queijo. Não tinha conhecimento em muitas coisas que apresentaram e isso vai melhorar minha produção”, comemorou.

Marilda Castelo de Mesquita é uma das pioneiras no assentamento, com mais de 20 anos de atuação, e defendeu que a capacitação trouxe novas perspectivas para a comunidade. “Foi uma benção esse curso, para mim e para outras mulheres que participaram, por que deu motivação para podermos reabrir a cozinha comunitária do assentamento a partir dos produtos que foram ensinados e podemos produzir tudo aqui”, comentou.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora e outras iniciativas para suporte dos empreendedores é possível solicitar consulta pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800, e no site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em ação conjunta, Agraer e Iagro levam informações sobre a Gripe Aviária a assentamentos de Ladário e Corumbá

Apoiado pelo Fundect, projeto em MS busca alternativa para evitar incêndios no Pantanal

Títulos Definitivos de Terras do Assentamento 72 tem previsão de entrega ainda no 1º semestre

Receita tilápia à moda pantaneira vence etapa municipal do Super Chef Merendeiras em Ladário

Prefeitura de Ladário realiza nesta manhã a assinatura da ordem de serviço da Praça Esportiva

Cidade Empreendedora em Ladário encerra programa de fomento à inovação e fortalecimento do empreendedorismo

Fundação de Meio Ambiente e UFMS realizam pesquisa inovadora através de trabalho de mestrado

Para ajudar empreendedores a impulsionar negócios, Sebrae abre inscrições para Brasil Mais

Teatro-Palestra “A Arte de Cooperar: Somos Todos José” na Escola Municipal Rural Maria Ana Ruso

Produtores de MS e MT conhecem boas práticas de região que é referência em indicação geográfica