Secretaria de Educação promove aula expositiva sobre a Abolição da Escravatura
"E por falar em Abolição ... por onde andam os escravos?".
A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de sexta-feira, 26 de maio, uma aula expositiva com a temática "E por falar em Abolição ... por onde andam os escravos?". A ação é uma parceria com o Sesi e foi realizado em sua biblioteca.
O mês de Maio é marcado por diversas datas alusivas e dentre elas temos o dia 13 de maio, onde se rememora a Abolição da Escravatura, sendo assim resolvemos fazer uma ação com os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ladário, para contextualizar e refletir a temática, apresentando as lacunas deixadas pelo tempo histórico, de uma população marginalizada, que faz parte da miscigenação brasileira", explicou a secretária de educação, Elizama Medina de Ávila.
Ainda segundo Elizama, “a Educação para as relações Étnico-raciais de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, compreende refletir sobre o contexto histórico da sociedade que o indivíduo está inserido no desenvolver de espaços coletivos de aprendizagem com objetivo de trabalhar o respeito e a empatia entre os povos que deram origem a sociedade brasileira”.
As aulas estão sendo ministradas pelos técnicos pedagógicos Profª Me. Crisley Monteiro Olarte e Profº Esp. Igor de Oliveira Silva, que trabalharam os conceitos sobre raça e racismo, através do diálogo, textos e musicalidade.
Sobre a data
Esta data foi um marco histórico, onde através dela, os negros puderam ser libertados, através da Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888, onde foi declarada extinta a escravidão no Brasil, e mesmo com essa legislação, com o passar dos tempos, não ouve um planejamento para inserção dos ex-escravos dentro da sociedade.
Veja Também
Está aberto Processo Seletivo Simplicado para cargos da Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal de Ladário participam de Jornada Formativa
Ladário sedia 6ª Conferência Municipal das Cidades, com início na próxima segunda-feira
Defensoria Pública e Prefeitura de Ladário firmam convênio para atendimento jurídico da população