"Somos Todos Diferentes": projeto da Educação trabalha a questão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade
A apresentação contou com a REME de Ladário, SESI/SENAI, APAE.

Na manhã dessa quinta-feira, 05 de outubro, a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a cerimônia em conclusão do projeto "Somos Todos Diferentes", com representantes da Rede Municipal de Ensino - REME - de Ladário. A apresentação contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Elizama Medina, parceiros como SESI/SENAI, APAE, além de alunos, professores e servidores da Secretaria.
"O projeto começou no início desse ano e abrangeu toda a REME, no ensino infantil e fundamental II, e mais 11 espaços na cidade de Corumbá. Nele tratamos do respeito às diferenças, focando as pessoas com deficiência na sociedade. Buscamos, assim, fazer com que as crianças e jovens compreendam que limitação não é sinônimo de incapacidade e que nem todo deficiente nasce deficiente, pois muito são vítimas de doenças e acidentes", relatou a Coordenadora do projeto, a Técnica e Assessora da Secretaria de Educação, Elaine Gomes de Castro Menezes.
Além das 15 unidades escolares de Ladário de Ensino Infantil e Fundamental II, o projeto percorreu na cidade de Corumbá o CAIJI/CRIPAM, o Moinho Cultural, a Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues, a Escola Estadual Maria Helena Albaneze, e as Escolas particulares SESI, SENAI, APAE e a Academia Patrícia Gonzales.
"Esse projeto veio ao encontro da nossa realidade porque já trabalhamos a inclusão com nossos alunos. Ele quebra estigmas e discute um assunto atual pois a sociedade em que vivemos é diversa. A Secretaria Municipal de Educação de Ladário está de parabéns pela iniciativa e, principalmente, por trazer a discussão desde a educação infantil, dado a importância de os menores aprenderem a conviver com o diferente", afirmou Maria Estela Kerr de Souza, representante da APAE, presente ao evento.
No desenvolvimento do projeto, a Educação Infantil trabalhou personagens da Turma da Mônica, que possuem alguma deficiência, e o Ensino Fundamental II homenageou personalidades que possuem alguma deficiência. Entre os homenageados teve Andrea Bocelli, Frida, Hebert Viana e incluse Danilo Damião Marquês de Oliveira, ex-aluno da REME.
Na culminância do projeto as escolas puderam apresentar como desenvolveram o projetos em suas unidades, com apresentações distintas, desde explanação oral, teatro e música. Nesse contexto, a Secretária Elizama foi surpreendida pela presença de sua mãe, que teve poliomielite quando jovem e possui deficiência em uma de suas pernas, a qual lhe prestou uma homenagem pessoal carregada de emoção.
Veja Também
Cerimônia de abertura dos Jogos da REME em Ladário ocorreu na noite desta sexta-feira
Jogos da Reme: devido às altas temperaturas calendário sofre alteração
Campanha para processo eletivo de diretores da Rede Estadual de Educação vai até 29 de novembro
Celebração do Prêmio Professor NOTA 10 exalta iniciativas inovadoras em educação
Jornada Pedagógica inicia o ano letivo em Ladário
Prefeitura promove “Acolhimento das Famílias Atípicas, Por + Respeito, Compreensão e Conhecimento”