Bombeiros utilizam helicóptero para chegar a locais de difícil acesso para conter incêndios no Pantanal
Os maiores focos estão concentrados na região do Paraguai-Mirim, além de Forte Coimbra em próximo a área urbana de Corumbá.

A Operação Pantanal 2024 do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul continua a demandar esforços intensivos das equipes com o emprego de 78 militares envolvidos em operações de combate aos incêndios, incluindo 73 bombeiros militares entre comando de operações e guarnições de combate e 5 bombeiros militares do Grupamento Aéreo dando suporte com a aeronave Air Tractor, conforme as informações deste sábado, 07 de junho.
Na região do Forte Coimbra, foi realizado deslocamento via fluvial para monitoramento de focos de incêndio. No local o foco voltou a reignição, a área segue sendo monitorada devido à sua natureza alagada. A área queimada atualmente abrange 663 hectares.
A guarnição próxima a área urbana de Corumbá realizou monitoramento com o uso de drones e identificou uma linha de fogo ativa, próximo a Ilha do Pescador. O combate será retomado neste domingo com o apoio de helicópteros para infiltração dos militares, com a possível utilização do Air Tractor nesta área. O grande foco no Canal do Tamengo, consumiu mais de 2 mil hectares até a quarta-feira (05).
Na região do Paraguai Mirim, as equipes realizaram operações de rescaldo e monitoramento em áreas afetadas pelos incêndios florestais na região de Porto Laranjeira. As ações de rescaldo foram conduzidas na área combatida no dia anterior, e também realizamos monitoramento na região da Escola Jatobazinho.
Ainda no Paraguai Mirim, próximo a Fazenda Jatobazinho, as equipes realizaram um combate noturno, combate que foi reforçado durante o dia pelo apoio do air tractor. Esta aeronave auxiliou no resfriamento da área afetada para intensificar o combate e proteger a vegetação da mata ciliar. Com essas medidas, conseguiu reduzir a concentração de fumaça nas proximidades da Escola Jatobazinho e proteger a área circundante. As equipes em solo continuam monitorando a situação.
Durante um sobrevoo matutino da aeronave air tractor, identificou um novo foco de incêndio na região de Paraguai Mirim, em uma área de difícil acesso. Este foco ganhou intensidade ao longo do dia, devido às condições climáticas adversas. Em resposta a isso, será mobilizada mais equipes para essa área na manhã de domingo. Até quarta-feira dia 05, os bombeiros contabilizaram mais de 3 mil hectares de área queimada na região do Paraguai-Mirim.
Na região do Caimasul, próximo a BR-262, foram empenhadas duas guarnições de bombeiros para monitorar a área que conta com apoio de uma equipe do PrevFogo, onde foram feitos aceiros para controlar o incêndio. A área afetada atualmente é de 925 hectares.
As demais bases espalhadas pelo Pantanal estão dedicadas ao monitoramento, testes operacionais e manutenção de equipamentos, garantindo que estejamos preparados para responder a qualquer eventualidade. (Com informações dos bombeiros)
Veja Também
Brigada Alto Pantanal já percorreu mais de 120 km para ações de combate a incêndios
Brigada Alto Pantanal combate fogo para resguardar escola no Paraguai-mirim
Operação inédita em MS garante atuação dos bombeiros em áreas de difícil acesso do Pantanal
Pantanal: Deputados da ALEMS propõem audiência para solucionar queimadas
Estiagem: Bombeiros de MS adotam estratégias diversas nas linhas de combate ao fogo
Equipes do Corpo de Bombeiros de MS atuam em várias localidades no Pantanal
Prefeitura de Corumbá reforça campanha de conscientização contra queimadas urbanas