Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Meio Ambiente

Brigada Alto Pantanal já percorreu mais de 120 km para ações de combate a incêndios

Nesse trabalho, em algumas frentes, ainda houve a parceria de membros de comunidades da região.

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), está toda mobilizada desde o começo da semana para realizar linhas de defesa e combate do fogo na região do Paraguai-mirim. Os seis brigadistas já percorreram mais de 120 km, entre navegação e caminhada por terra, no período de terça-feira (4) até esta quinta-feira (5) à noite, fazendo ações de combate. Nesse trabalho, em algumas frentes, ainda houve a parceria de membros de comunidades da região.

Entre os equipamentos utilizados estão roçadeiras, sopradores. Também foi preciso puxar 10 lances de mangueira, o que representa cerca de 100 metros, para conseguir puxar água do rio Paraguai e realizar resfriamento de vegetação com fogo na região do Paraguai-mirim.

Em algumas áreas onde houve o combate, sem condições de deslocamento caminhando, os brigadistas precisaram do apoio de trator usando em propriedade rural para chegar a locais com fogo e realizar aceiros, resfriamento da vegetação e combate direto do fogo para tentar reduzir o tamanho das chamas.

Ainda não existe cenário de extinção de fogo, por isso a Brigada Alto Pantanal permanece com trabalho de resfriamento de locais mais críticos e proteção de áreas onde há moradores. Ribeirinhos que vivem na região do Paraguai-Mirim também fazem comunicação com a equipe do IHP para gerar informação e situações de alerta.

As ações da Brigada Alto Pantanal são apoiadas pelo VBio, Celeo, ISA CTEEP e Funbio.

Na sede do IHP, em Corumbá, outro trabalho envolve o uso do sistema Pantera, que utiliza inteligência artificial para identificar sinais de fumaça, além de realizar medição da velocidade do vento, direção da possível evolução da propagação do incêndio e geolocalizações. Essas informações servem para subsidiar estratégias da equipe de campo, bem como são compartilhadas com outras equipes de combate a incêndios, como o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e o PrevFogo/Ibama.

Sobre o IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

SOS Pantanal recebe autoridades, empresários e artistas em show de arrecadação de recursos com Seu Jorge e Daniel Jobim

Governo de MS firma pacto interfederativo e se antecipa na prevenção e controle de incêndios no Pantanal

Diretrizes ambientais pautam ações do Governo de MS e definem perfil dos investimentos no Estado

Com incêndios florestais ativos, bombeiros de MS atuam para controlar chamas em diferentes áreas do Pantanal

Brigada Alto Pantanal combate fogo para resguardar escola no Paraguai-mirim

Bombeiros utilizam helicóptero para chegar a locais de difícil acesso para conter incêndios no Pantanal

Bombeiros de Corumbá colaboram com brigada boliviana em Porto Suárez devido a Intensificação de queimadas

Brigada Alto Pantanal prepara ações para linha de defesa contra incêndios