Corumbá, Terça, 02 de Julho de 2024
Meio Ambiente

Cargueiro multimissão da FAB será empregado no combate aos incêndios no Pantanal

O KC-390 tem capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem e já está em Corumbá.

Fotos: Bruno Chaves

A aeronave brasileira KC-390 Millennium, considerado o cargueiro mais rápido e moderno do mundo, será empregada no combate a incêndios no Pantanal. O avião chegou hoje (28) em Corumbá vindo da base aérea de Anápolis (GO), com 19 tripulantes da Força Aérea Brasileira (FAB), e mais 32 militares.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, afirmou que o emprego do KC-390 no combate ao fogo é essencial neste momento. "Muito importante e imprescindível este apoio aéreo, porque vamos conseguir fazer lançamento em grande quantidade de água em áreas de difícil acesso. Nós temos alguns focos de incêndios hoje que é impossível chegar com os brigadistas e bombeiros militares", comemorou.

O KC-390 tem capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem, equivalente a quatro aviões do modelo air tractor. Recentemente, a aeronave brasileira foi empregada em incêndios florestais na Colômbia. O cargueiro brasileiro possui um sistema modular aerotransportável de combate a incêndios (MAFFS II, sigla em inglês para Modular Airborne Fire Fighting System).

O equipamento projeta a água pela porta lateral na fuselagem, permitindo manter o interior da aeronave pressurizada, ou seja, sem comprometer sua performance. Entre as principais características do sistema MAFFS II, estão o baixo custo de manutenção, rápida configuração e flexibilidade multimissão, podendo ser utilizado no combate a incêndios, derramamento de produtos químicos, contaminação nuclear, radiológica e biológica, entre outros.

KC-390 Millennium

Desenvolvido à pedido da FAB, o KC-390 é uma aeronave multimissão de transporte e reabastecimento em voo, projetado para substituir a frota brasileira do avião norte-americano Hércules C-130. O KC-390 pode transportar 80 soldados plenamente equipados, 66 paraquedistas ou 74 macas em configuração de evacuação aeromédica. A capacidade máxima de carga é 26 toneladas.

O cargueiro brasileiro, fabricado pela Embraer, está na lista de produtos de defesa exportados pelo Brasil, e já foi adquirido pela Hungria, Portugal e Coreia do Sul.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sanesul alerta para crise hídrica histórica e pede uso consciente da água na região do Pantanal

Governo de MS apresenta plataforma que traz mais transparência ao trabalho contra incêndios no Pantanal

Governo federal reforça combate a incêndios no Pantanal com 14 aeronaves

Força Nacional chega ao Pantanal para reforçar trabalho do Governo de MS contra incêndios florestais

Com apoio das Forças Armadas, Governo reforça combate às queimadas no Pantanal

Pela 1ª vez, aeronave com 12 mil litros será usada no Pantanal; governo garante que não faltarão recursos

Reforço completo: mais uma equipe da Força Nacional chega ao Pantanal para ajudar no combate aos incêndios

Pantanal tem este ano maior área queimada em junho