Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Meio Ambiente

Chuvas na região do Pantanal aceleram o processo de subida dos rios

De acordo com boletim do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Ladário saiu da cota negativa e deve chegar aos 10 cm até a próxima semana.

Os rios do Pantanal estão em processo acelerado de subida em razão das chuvas na região. No município de Ladário, a cota já saiu da marca negativa e chegou a 2 cm na quarta-feira (13). Os dados foram apresentados no 46º Boletim de Monitoramento Hidrológico de 2024 da Bacia do Rio Paraguai do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

De acordo com o pesquisador Marcus Suassuna, assessor da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, apesar da oscilação em alguns momentos, a tendência é de recuperação. “O rio está subindo em média 6 cm por dia, mas como na última semana não choveu na região é esperada estabilização dos níveis. Para a próxima semana, há previsão de muita chuva, e isso deve contribuir para novas elevações”.

A expectativa é que Ladário alcance a cota de 10 cm até a próxima semana. Esse foi o patamar definido como crítico, considerando os anos mais secos da história. As análises anteriores indicavam que essa marca seria alcançada apenas em dezembro, mas, com as chuvas, o cenário mudou.

Em Barra do Bugres (MT), o rio subiu 21 cm em sete dias e chegou à marca de 68 cm. Neste ano, a estação registrou a mínima histórica de 22 cm. Porto Murtinho (MS), que também registrou a cota mais baixa da história (53 cm), registra 1,02 m.

Apoio aos municípios

Além de monitorar, o SGB também apoia os municípios com o Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS), em períodos de crises hídricas. O SIAGAS é um banco de dados que reúne informações sobre poços perfurados no Brasil, com mais de 371 mil cadastrados, sendo 14 mil na Região Centro-Oeste.

Disponível para consulta pública, o sistema apresenta informações sobre fontes de águas subterrâneas, ajudando a identificar poços para extração. Esse projeto é fundamental para a gestão de políticas públicas, tanto em nível nacional como estadual e sub-regional.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rio Paraguai atinge nova mínima histórica em Ladário e Porto Murtinho

Rio Paraguai inicia recuperação após chuvas na região do Pantanal

Rios do Pantanal mantêm ritmo de recuperação após pior seca da história

Rios do Pantanal seguem em recuperação, mas devem permanecer com níveis críticos até dezembro

Rio Paraguai deve ficar, até dezembro, com cota abaixo de 1 m em Ladário

Rio Paraguai está em processo de subida, mas com níveis ainda abaixo da faixa da normalidade

Falta de chuva no Pantanal preocupa pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil