Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Meio Ambiente

Com coordenadora nacional do PrevFogo, prefeito discute ampliação de brigadistas em Corumbá

O prefeito ressaltou que sempre foi favorável à ampliação do efetivo do PrevFogo na região.

O trabalho de prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal de Corumbá, com ampliação do contingente de brigadistas, foi tema de uma reunião do prefeito Marcelo Iunes com a coordenadora do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do ibama (Prevfogo), Flavia Santini Leite, na manhã de sexta-feira, 31 de março.

Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

Marcelo Iunes afirmou que o Executivo Municipal está à disposição para apoiar a instituição, dentro de suas atribuições legais, naquilo que for possível. O prefeito ressaltou que sempre foi favorável à ampliação do efetivo do PrevFogo na região.

“Estamos fazendo um planejamento de operação no Pantanal e queremos fortalecer as ações de prevenção e combate aqui e no Estado. Corumbá é um dos municípios importantes no Pantanal e queremos atuar atuar em parceria. Queremos fortalecer este trabalho em Corumbá. Este ano [indicam as projeções], não vai ser dos mais críticos, mas temos que nos organizar com antecedência”, disse a coordenadora nacional do PrevFogo.

Flavia Leite lembrou que para 2023, o PrevFogo vai ampliar o total de brigadistas em Corumbá, que terá a portaria publicada nos próximos dias pelo Ministério do Meio Ambiente. A Brigada do PrevFogo em Corumbá será formada por 44 brigadistas e 1 supervisor. O efetivo contará também com caminhão posto de comando, auto bomba tanque florestal (que já está no município desde 2022); três viaturas UTV (usadas ​​em situações que exigem mais estabilidade e capacidade de transporte em terrenos acidentados); 1 viatura UTV com capacidade para seis componentes e carregar equipamentos; além de três embarcações; outras 5 viaturas; motobombas; sopradores e demais equipamentos para combate a incêndios florestais. Tudo ficará baseado em Corumbá.

Também participaram da reunião o coordenador estadual do PrevFogo, Márcio Yule, e a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Boabaid.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ações preventivas reduzem grandes queimadas e outros crimes ambientais em MS

PMA visita 492 áreas rurais em 2022 durante ações contra incêndios florestais em MS

“Enfrentar crime organizado precisa de grande rede de inteligência”, alerta secretário

Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas para base do PrevFogo

PMA 36 anos: Órgãofoi criado para combater os chamados “coureiros” e iniciou suas atividades com a sede em Corumbá

Ibama lança Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Bioma Pantanal

Incêndios florestais é pauta de reunião entre CBMMS e Instituo Homem Pantaneiro