Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Meio Ambiente

Corpo de Bombeiros emprega 62 militares em combate a incêndios florestais em todos os biomas do Estado

Em Corumbá, apoio do helicóptero da Sejusp ajuda no deslocamento de brigadista até o canal do Tamengo.

Grande incêndio no Canal do Tamengo na noite de segunda-feira (03) - Foto: Divulgação/Câma de Corumbá

Com o inicio da seca e a estiagem do Rio Paraguai, a onda de incêndios tem exigido cada vez mais o emprego de militares do Corpo de Bombeiros e do PrevFogo no Pantanal e nas demais áreas de parques e nascentes do Estado.

Há dois dias, um grande incêndio no Canal do Tamengo, próximo a captação de água em Corumbá, consome grande quantidade de vegetação, ocasionando grande destruição à fauna e a flora, além da grande incidência de fumaça para a população, ocasionando sérios problemas respiratórios. Nesta terça-feira os trabalhos ganharam reforço do PrevFogo e do helicóptero da Sejusp.

Apoio do PrevFogo no combate aos incêndios florestais próximo ao Canal do Tamengo - Fotos e vídeos: Divulgação/CBMMS

O incêndio em local de difícil acesso, conta com o apoio do helicóptero para transporte dos militares e equipamentos. Além do incêndio próximo ao perímetro urbano, há quatro homens dos bombeiros na região do Paraguai Mirim em atendimento a outra ocorrência de fogo.

Ainda nesta terça-feira, mais equipes dos bombeiros que estão em deslocamento de outras regiões para reforçar essas áreas atingidas pelos incêndios de grandes proporções.

O comando do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul está atuando em todo o Estado, através de Bases Avançadas. Entre esse locais a região do Passo do Lontra, e os Parques Estaduais: Pantanal do Rio Negro (Pantanal); Nascentes do Taquari (Cerrado) e Várzeas do Rio Ivinhema (Mata Atlântica).

Região próxima à Aldeia Uberaba / Guatós

Ao todo são 62 militares empenhados na Operação Pantanal, com troca do efetivo, a cada 15 dias em todas as localidades. Há uma central de monitoramento 24 horas que fica instalada na Diretoria de Proteção Ambiental no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.

Desde o inicio das ativações das bases avançadas, o CBMMS conseguiu combater o princípio de incêndio em duas áreas estratégicas: Forte Coimbra e na Serra do Amolar. Evitando o incêndio em seu início. (Com informações do CBMMS)

Região do Forte Coimbra

SIGA-NOS NO

Veja Também

Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 áreas

SOS Pantanal promove show de arrecadação de fundos com Seu Jorge e Daniel Jobim para enfrentar a maior seca de todos os tempos no bioma

Governo federal e estados fazem planejamento integrado para prevenir e combater incêndios florestais no Pantanal

Bombeiros de MS atuam para controlar incêndio em Corumbá e desenvolvem ações em outras duas regiões

Sobrevoo dos bombeiros vai traçar nova estratégia para conter as chamas que consumiram 2323 hectares de vegetação no canal do tamengo