Ibama conta com apoio de agência portuguesa para combater o fogo no Pantanal
Cooperação firmada em 2023 viabiliza compartilhamento de experiência na mitigação dos impactos dos incêndios florestais.

Por meio de acordo firmado em 2023 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), de Portugal, dois peritos portugueses especialistas em planejamento de operações e análise do comportamento do fogo juntaram-se à Operação Pantanal Sul, de 10 a 20 de agosto.
O convite de apoio do Instituto à AGIF foi feito diante da temporada sem precedentes de incêndios que ocorrem no Pantanal este ano. A parceria foi estabelecida no âmbito de um Memorando de Entendimento, assinado na cidade lusitana de Porto, o que viabilizou o compartilhamento da experiência e da especialização da AGIF para auxiliar na mitigação dos impactos dos incêndios na região do bioma. O intuito é também a cooperação em atividades de Manejo Integrado do Fogo para fortalecimento das ações de prevenção e combate a incêndios em áreas críticas.
Além de apresentarem as técnicas e tecnologias utilizadas em Portugal para monitoramento e estratégias de combate, os peritos também trataram dos processos de capacitação que ocorrem com os servidores e funcionários que trabalham na AGIF e Instituições parceiras em Portugal, por meio do Plano Nacional de Qualificação do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.
Em período mais recente, de 18 de agosto a 1º de setembro, um outro especialista da AGIF com expertise em perícias de incêndios florestais trouxe apoio técnico aos servidores do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, que foram recém-capacitados no Curso de Investigação de Origem e Causas dos Incêndios Florestais. O especialista português pôde, também, adquirir novos conhecimentos de indicativos de queima e dinâmica do fogo, o que foi facilitado devido às condições locais e específicas do bioma Pantanal. “A parceria entre Ibama e AGIF representa um importante passo na cooperação internacional no contexto do Manejo Integrado do Fogo, reforçando os laços entre Brasil e Portugal, gerando benefícios mútuos na luta contra os incêndios florestais, e, assim, contribuindo, assim, para a proteção do meio ambiente”, afirma Flávia Saltini Leite, coordenadora-geral do Prevfogo.
Ao término da missão, os especialistas elaborarão relatório com a descrição das atividades realizadas e recomendações ao Prevfogo/Ibama.
Veja Também
Governo Federal autoriza contratação de brigadas temporárias em vinte unidades da Federação
Brasil e Bolívia somarão forças contra incêndios em região fronteiriça
Ibama aplica R$ 107,5 milhões em multas à ferrovia responsável por incêndio no Pantanal
Situação de seca em MS intensifica incêndios florestais e trabalho de combate em todos os biomas
Missão humanitária brasileira de combate a incêndios na faixa de fronteira com a Bolívia
Pantanal pode acabar antes do que Marina disse, afirma ambientalista da USP
Ministro do STF determina medidas de combate às queimadas
Incêndios florestais se intensificam em biomas de MS, e na fronteira com a Bolívia combate continua