Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Meio Ambiente

Ibama lança Plano de Ação para o Manejo Integrado do Fogo no Bioma Pantanal

A iniciativa foi apresentada às autoridades e representantes da sociedade civil na última terça-feira.

Fotos: Arquivo/Bombeiros MS

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, lançou na última terça-feira (18/04) na sede do Ibama, em Brasília, o Plano de Ação para Manejo Integrado do Fogo no Bioma Pantanal. Elaborado pela equipe do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o plano tem como objetivo reduzir drasticamente as queimadas na maior planície alagada do mundo, conter emissões de carbono para a atmosfera e proteger a biodiversidade da região.

A partir do contexto climático e de informações sobre acúmulo de material combustível em campo, o documento aponta áreas de risco para ocorrência de incêndios florestais em 2023 e propõe diversas ações de preparação, prevenção e combate aos incêndios a serem realizadas de forma integrada por entidades federais, terceiro setor e sociedade civil para manter o fogo sob controle na região.

Divulgação

O plano prevê a capacitação de técnicos e gestores dos órgãos estaduais de meio ambiente para realização de queimas prescritas, a formação de brigadas voluntárias, o monitoramento das queimadas por sensoriamento remoto, a preparação de aceiros e a ampliação do contingente de investigadores para realização de perícias.

O Ibama deu início ao processo de contratação de 171 brigadistas que irão combater as queimadas no bioma, o que permitirá a proteção direta de 615.121 hectares. Uma brigada adicional será posicionada Terra Indígena Kadiwéu, em Mato Grosso do Sul. A Brigada Federal de Pronto Emprego do Pantanal, localizada em Corumbá (MS), será ampliada para oferecer apoio em toda a região. Seis brigadistas de Manejo Integrado do Fogo irão conduzir queimas prescritas para a redução de material combustível em caráter preventivo.

Novos equipamentos, adquiridos com recursos do Fundo Amazônia, fortalecerão a estrutura operacional. Cinco aviões e seis helicópteros do ICMBio poderão ser acionados para apoio logístico no Pantanal.

Além de autoridades do MMA, também participaram do lançamento o Secretário Adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul e o Assessor Bombeiro Militar do estado.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Com acordo de cooperação, Prefeitura prevê liberar Parque Marina Gattas para base do PrevFogo

Com coordenadora nacional do PrevFogo, prefeito discute ampliação de brigadistas em Corumbá

Acidente entre duas carretas e caminhão deixa dois mortos e ferido na BR 262

Incêndios florestais é pauta de reunião entre CBMMS e Instituo Homem Pantaneiro

Ação integrada e treinamento contribuem para prevenção de incêndios florestais em MS

Com tecnologia e técnica, bombeiros de MS extinguem fogo na região do Pantanal

Operação do Ibama investiga crime ambiental na Terra Indígena Kadiwéu no MS