Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Meio Ambiente

MPMS busca responsabilização em incêndio de grande porte em fazenda no Pantanal de Corumbá

Inquérito civil apura a regularidade jurídico-ambiental de uma área incendiada de 124,13 hectares.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, instaurou inquérito civil para apurar a regularidade jurídico-ambiental de uma área de 124,13 hectares que foi incendiada na fazenda Mamoeiro, localizada no Pantanal sul-mato-grossense, no município de Corumbá. O caso foi identificado através do programa de acompanhamento de incêndios florestais do MPMS, o “Pantanal em Alerta”, com base em laudo técnico emitido pelo Núcleo de Geotecnologias (Nugeo).

A portaria considera que, mesmo não tendo sido possível constatar, em momento inicial, que houve ato intencional ou culposo na ignição do incêndio, o MPMS ressalta que a responsabilidade civil em casos de danos ambientais é objetiva. Desse modo, busca-se prevenir novos incêndios e reparar os danos causados.

Uma das medidas é o cadastro da propriedade rural no Sistema Pantanal em Alerta, uma ferramenta crucial para auxiliar proprietários, brigadistas, autoridades e a sociedade em geral na prevenção e combate aos incêndios florestais no Pantanal.

No decorrer da investigação, assinada pelo Promotor de Justiça e titular da 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá, Pedro de Oliveira Magalhães, e que teve início em julho de 2024, o MPMS determinou a exclusão de um proprietário rural de outra fazenda do inquérito, após análise das informações apresentadas. Foi constatado que a área queimada nesta fazenda ocorreu sob responsabilidade de terceiros, e que seus funcionários atuaram para atenuar sua propagação, sem sucesso.

O inquérito solicitou ainda nova vistoria da Polícia Militar Ambiental para verificar a regeneração da área atingida e aguarda o resultado do apoio técnico para definir os próximos passos, que podem incluir a formatação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Pantanal em Alerta

O "Programa Pantanal em Alerta" é uma iniciativa desenvolvida pelo MPMS em parceria com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, o Imasul e outras instituições. O objetivo do programa é auxiliar proprietários rurais, brigadistas, o Poder Público e a sociedade em geral na prevenção e no combate aos incêndios florestais no Pantanal.

Entre as ações do programa estão o monitoramento de focos de calor utilizando dados de satélite, o envio de alertas de incêndio via e-mail e SMS para proprietários e autoridades quando focos de calor são detectados, e a coleta de dados, integrando informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) para monitoramento e análise. Essas medidas visam minimizar os danos causados pelos incêndios e garantir uma resposta rápida e eficaz ao problema.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Metodologia inédita do MPMS identificou os pontos de ignição que iniciaram os incêndios em 1,74 milhão de hectares do Pantanal em 2024

Núcleo Ambiental do MPMS reúne autoridades para debater ações prioritárias no combate aos incêndios no Pantanal

Incêndio de grande proporção no Pantanal em Corumbá é investigado pelo MPMS

Pantanal é o bioma que mais perdeu superfície de água em relação à média histórica: 61%

Operação Coffee Break: investigação do GAECO/MPMS gera condenação de 10 envolvidos em trama que tirou prefeito de Campo Grande do cargo em 2014

Empresa vai doar R$ 100 mil e recuperar área degradada em Aquidauana, graças a TAC firmado com o MPMS