Onça-pintada é flagrada em registro raro deitada em ‘paliteiro’ na Serra do Amolar
Em 8 anos do programa Felinos Pantaneiros ocorreu diversos avistamentos, mas é a primeira em cima de uma árvore na região.

“Eu estava navegando no rio Paraguai, quase no meio do rio, sentido Corumbá, procurando paliteiros, que são cicatrizes do fogo. Foi quando eu vi, contra-luz, o que parecia ser um acúmulo de vegetação que se assemelhava ao formato de uma onça. O que me chamou a atenção! Não falei para ninguém. Fui chegando, chegando perto e quando eu enxerguei o formato das patas e as rosetas. Eu não estava acreditando. Era um sol muito forte, uma madeira carbonizada. E comentei que poderia ser uma onça. Depois que eu falei para o pessoal do barco foi uma emoção geral. Para mim, foi como um sinal. Porque tinha sido um dia complicado e aquilo corou toda uma expedição. A gente perdeu a noção do tempo. Perdemos o almoço e olha que o almoço é importante. Nem sei como explicar como essa onça-pintada estava ali, daquele jeito, naquele lugar. É uma força da natureza”, relata o biólogo no IHP Sérgio Barreto, que foi o primeiro a fazer o avistamento.
Estudo publicado em junho deste ano por pesquisadores da Onçafari, Panthera, SOS Pantanal, Instituto Pró-carnívoros, USP e UFRS relatou esse comportamento de onças-pintadas fêmeas no Pantanal de Miranda. Elas buscam proteção para si e os filhotes. O avistamento na região da Serra do Amolar mostra indício de repetição do comportamento em uma outra sub-região do Pantanal.
“A árvore onde a onça-pintada foi encontrada é emblemática para gente, como pantaneiro, pesquisador. Ela foi queimada anteriormente, mostra essa cicatriz do passado. E agora pode estar servindo de refúgio”, comenta Diego. O período de maior risco de fogo na Serra do Amolar acontece em setembro, conforme estudos do Lasa/UFRJ.
Veja Também
Verde e próspero: Pantanal ganha 1º projeto com certificação de crédito de carbono
Com plano de Turismo de Conservação, governador recebe fundadores do “Great Plains Foundation”
IHP e Exército têm parceria para promover desenvolvimento sustentável no Pantanal
Segundo semestre é período mais crítico para risco de incêndios na região da Serra do Amolar
PF combate a caça ilegal de onça-pintada no Pantanal
Entre 2016 e 2023, IHP deu apoio a seis casos de onças-pintadas mortas com indícios de caça
IHP mostra importância de nascentes para saúde do Pantanal em evento em Bodoquena
Ibama se reúne com representantes de 16 países para falar sobre onça-pintada