Corumbá, Domingo, 04 de Maio de 2025
Meio Ambiente

Pesquisador de onça pintada Dr. Howard Quigley é homenageado com nome de Reserva Privada, no Pantanal

Decreto de criação da RPPN foi assinada nesta quarta-feira, Dia do Meio Ambiente, pela ministra Marina Silva, em Brasília.

Fotos: Divulgação

Em agenda oficial desta quarta-feira (05), Dia do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, em Brasília, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, assinou o decreto de criação da RPPN Howard Quigley, com mais de 640 hectares, do Instituto Panthera.

Conforme explica o pesquisador do Instituto, Fernando Tortato, a criação da RPPN é uma homenagem ao grande pesquisador de onça pintada, falecido em 2022, um dos pioneiros dos estudos de onça pintada no Brasil. “Howard Quigley tinha uma grande paixão pelo Pantanal, ele sempre foi um entusiasta dessa ideia de ter uma RPPN em nossa propriedade e agora a gente consegue oficializar esse sonho da Panthera. É algo muito significativo pra gente, essa RPPN protege um habitat muito importante para onça pintada, às margens do Rio Piquiri. É uma área muito bonita, com grande potencial turístico e que amplia a proteção nessa região do Pantanal”, afirma.

Para a criação Reserva, o Instituto teve o apoio do Projeto Piúva Rosa, que é executado pela Funatura, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - FUNBIO como agência executora.

Na formalização de criação, estiveram presentes na cerimônia de assinatura a diretoria da Funatura e Laércio Machado de Sousa, coordenador técnico de Reservas Privadas da Funatura e que também coordenador do projeto Piúva Rosa. "É super importante para a conservação  do Brasil, no dia mundial do meio ambiente, a criação desta RPPN, no Pantanal, e também de outra do Pampa. Os menores biomas do Brasil agora ampliam suas áreas de conservação perpetuamente com a criação dessas RPPNs", afirma Laércio.

Sobre o Panthera

O Panthera Brasil se dedica exclusivamente à conservação das nove espécies nacionais de felinos selvagens e seus ecossistemas.

Utilizando a experiência dos principais biólogos felinos do mundo, o Panthera Brasil desenvolve e implementa estratégias globais para as sete espécies de grandes felinos: chitas, leopardos, onças, leões, pumas (também conhecidos como leões da montanha ou pumas), leopardos das neves e tigres. O Panthera também estuda e protege as espécies de pequenos felinos mais ameaçadas do mundo por meio de nosso Programa Pequenos Gatos.

Representando o esforço mais abrangente de seu tipo, a Panthera tem parceria com ONGs locais e internacionais, instituições científicas, comunidades locais, governos em todo o mundo e cidadãos que desejam ajudar a garantir um futuro para os gatos selvagens.

Mais informações: www.pantherabr.com.br

Sobre a Funatura

A Fundação Pró-Natureza (Funatura), criada em 1986 em Brasília, é uma organização relevante no contexto socioambiental brasileiro. Pioneira na criação de reservas ambientais em áreas privadas no Brasil e responsável pela elaboração do anteprojeto de Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, a Funatura executou mais de cem projetos em seus mais de 35 anos de existência, principalmente no bioma Cerrado.

Destacam-se iniciativas como a implantação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas e o Projeto de Santuários de Vida Silvestre, que promovem a proteção ambiental, pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo. Além disso, a Funatura realizou estudos e projetos em todos os biomas brasileiros, apoiando a preservação de espécies ameaçadas e promovendo o desenvolvimento sustentável junto a comunidades tradicionais.

A fundação também desempenha um papel ativo na representação da sociedade civil em fóruns e colegiados, buscando melhorias nas condições ambientais e na qualidade de vida da população brasileira. Sua missão é defender o meio ambiente no Brasil, com ênfase na diversidade biológica e na melhoria da qualidade de vida, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais. Para mais informações acesse: www.funatura.org.br

SIGA-NOS NO

Veja Também

Audiência Pública debate legislação das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Brasil

Turismo a partir da observação de aves é discutido no Pantanal de MS em evento histórico

Trilha Regeneração é exposição a céu aberto da restauração do Pantanal após os incêndios de 2020

Guardiões da Natureza se reúnem em Brasília para comemorar o Dia da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)