Pesquisador de onça pintada Dr. Howard Quigley é homenageado com nome de Reserva Privada, no Pantanal
Decreto de criação da RPPN foi assinada nesta quarta-feira, Dia do Meio Ambiente, pela ministra Marina Silva, em Brasília.

Em agenda oficial desta quarta-feira (05), Dia do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, em Brasília, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, assinou o decreto de criação da RPPN Howard Quigley, com mais de 640 hectares, do Instituto Panthera.
Para a criação Reserva, o Instituto teve o apoio do Projeto Piúva Rosa, que é executado pela Funatura, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) no âmbito do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - FUNBIO como agência executora.
Na formalização de criação, estiveram presentes na cerimônia de assinatura a diretoria da Funatura e Laércio Machado de Sousa, coordenador técnico de Reservas Privadas da Funatura e que também coordenador do projeto Piúva Rosa. "É super importante para a conservação do Brasil, no dia mundial do meio ambiente, a criação desta RPPN, no Pantanal, e também de outra do Pampa. Os menores biomas do Brasil agora ampliam suas áreas de conservação perpetuamente com a criação dessas RPPNs", afirma Laércio.
Sobre o Panthera
Utilizando a experiência dos principais biólogos felinos do mundo, o Panthera Brasil desenvolve e implementa estratégias globais para as sete espécies de grandes felinos: chitas, leopardos, onças, leões, pumas (também conhecidos como leões da montanha ou pumas), leopardos das neves e tigres. O Panthera também estuda e protege as espécies de pequenos felinos mais ameaçadas do mundo por meio de nosso Programa Pequenos Gatos.
Representando o esforço mais abrangente de seu tipo, a Panthera tem parceria com ONGs locais e internacionais, instituições científicas, comunidades locais, governos em todo o mundo e cidadãos que desejam ajudar a garantir um futuro para os gatos selvagens.
Mais informações: www.pantherabr.com.br
Sobre a Funatura
A Fundação Pró-Natureza (Funatura), criada em 1986 em Brasília, é uma organização relevante no contexto socioambiental brasileiro. Pioneira na criação de reservas ambientais em áreas privadas no Brasil e responsável pela elaboração do anteprojeto de Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, a Funatura executou mais de cem projetos em seus mais de 35 anos de existência, principalmente no bioma Cerrado.
Destacam-se iniciativas como a implantação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas e o Projeto de Santuários de Vida Silvestre, que promovem a proteção ambiental, pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo. Além disso, a Funatura realizou estudos e projetos em todos os biomas brasileiros, apoiando a preservação de espécies ameaçadas e promovendo o desenvolvimento sustentável junto a comunidades tradicionais.
A fundação também desempenha um papel ativo na representação da sociedade civil em fóruns e colegiados, buscando melhorias nas condições ambientais e na qualidade de vida da população brasileira. Sua missão é defender o meio ambiente no Brasil, com ênfase na diversidade biológica e na melhoria da qualidade de vida, contribuindo para o uso sustentável dos recursos naturais. Para mais informações acesse: www.funatura.org.br
Veja Também
Turismo a partir da observação de aves é discutido no Pantanal de MS em evento histórico
Trilha Regeneração é exposição a céu aberto da restauração do Pantanal após os incêndios de 2020