Reprodução de piranhas no Bioparque Pantanal reforça bem-estar animal e conservação
A desova foi acompanhada pela equipe do maior aquário de água doce do mundo.
“Para nós, é uma alegria. Aqui comemoramos cada vida e reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar de cada um dos nossos animais e com o trabalho de conservação de espécies”, disse a diretora-geral do empreendimento, Maria Fernanda Balestieri.
Conforme explica o biólogo curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimênes Júnior, o registro da reprodução da piranha em ambiente de aquário é muito raro. “Conseguimos acompanhar a desova, sendo possível observar dois casais próximos, um de cada lado do tanque, onde eles construíram ninhos e depositaram os ovos que serão cuidados até o momento da eclosão”.
Ainda segundo Heriberto, esse comportamento basicamente consiste na formação do casal, onde macho e fêmea nadam lado a lado e fazem a dança do acasalamento, que nada mais é do que um tremor lateral. “Após essa dança, eles depositam os ovos. A desova dura em torno de duas ou três horas, e posteriormente só o macho vai cuidar desses ovos. O macho ficará solitário e vai oxigenar os ovos, fazendo movimentos circulares, de modo que a água passe e não crie uma barreira com fungos e outros parasitas”.
O Bioparque Pantanal segue o modelo moderno de aquários e zoológicos e tem como um dos seus pilares a conservação, que já conta com mais de 250 reproduções de 46 espécies distintas, dentre as quais 12 registros são inéditos para a ciência no mundo e nove no Brasil.
Veja Também
Morre Roberto Gallo, responsável pela cenografia do Bioparque Pantanal
Com dados abertos, plataforma inédita de inteligência turística de MS já está disponível
Peixe em extinção reproduz de forma inédita no mundo: espécie é atração no Bioparque Pantanal
A bordo de navio da Marinha, pesquisadores do Bioparque desbravam o Pantanal em expedição
Inaugurado no Bioparque o Museu Interativo da Biodiversidade do Pantanal
Visita técnica de condutores do Bioparque ao Pantanal reforça conhecimento sobre o bioma