Rio Paraguai deve ficar, até dezembro, com cota abaixo de 1 m em Ladário
A cota na estação é de 5 cm, conforme indica boletim de monitoramento hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Os rios do Pantanal estão em fase de recuperação e registram oscilações nos níveis. Em Ladário, estação de referência, a cota está em 5 cm na terça-feira (19), de acordo com o 47º Boletim de Monitoramento Hidrológico da Bacia do Rio Paraguai, divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).
Nos municípios de Barra do Bugres (MT) e Cáceres (MT), localizados próximos às nascentes da Bacia do Rio Paraguai, houve redução dos níveis na última semana. A situação foi também verificada nos rios Miranda e Aquidauana.
Há previsão de 41 mm de chuvas para os próximos 15 dias e, caso esse prognóstico se confirme, aliado à tendência observada nos últimos dias, espera-se a recuperação dos níveis do Rio Paraguai em Cáceres (MT), Ladário e Porto Murtinho (MS), além de elevação do Rio Cuiabá em Cuiabá (MT) e estabilização em outras localidades, conforme indica o boletim do SGB.
Parceria
O monitoramento dos rios é feito a partir de estações telemétricas e convencionais, que fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN), coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O SGB opera cerca de 80% das estações e gera dados que apoiam os sistemas de prevenção de desastres, a gestão dos recursos hídricos e pesquisas. As informações estão disponíveis na plataforma SACE.
Veja Também
Rio Paraguai inicia recuperação após chuvas na região do Pantanal
Rios do Pantanal mantêm ritmo de recuperação após pior seca da história
Rios do Pantanal seguem em recuperação, mas devem permanecer com níveis críticos até dezembro
Chuvas na região do Pantanal aceleram o processo de subida dos rios