Corumbá, Sexta, 23 de Maio de 2025
Meio Ambiente

Semana Lixo Zero da UFMS promove conscientização e entrega voluntária de resíduos

A iniciativa já deu a destinação correta para mais de 750 kg de lixo eletrônico em anos anteriores.

A quarta edição da Semana Lixo Zero da UFMS começa na segunda-feira, 26, com atividades em todos os câmpus e entrega voluntária de resíduos sólidos. O evento é uma das primeiras ações da campanha Eu Respeito do próximo mês e, pela primeira vez, será realizado em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A iniciativa já deu a destinação correta para mais de 750 kg de lixo eletrônico em anos anteriores. A programação completa pode ser conferida em https://procids.ufms.br/semana-lixo-zero-ufms-2025/.
“A Semana Lixo Zero é uma ação estratégica e educativa que vai muito além da destinação correta de resíduos. Para nós, ela representa uma oportunidade de promover a consciência ambiental, o engajamento cidadão e a responsabilidade coletiva dentro e fora da Universidade”, avalia a pró-reitora de Cidadania e Sustentabilidade (Procids), Vivina Sol.
“Através de atividades práticas, como o plogging, campanhas de arrecadação e rodas de conversa, conseguimos dialogar com a comunidade sobre temas fundamentais como sustentabilidade, consumo consciente e economia circular. É um momento em que a Universidade cumpre seu papel social de formar cidadãos comprometidos com o futuro do planeta. Além disso, a Semana Lixo Zero reforça os compromissos da UFMS com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, reforça a pró-reitora.
Até 6 de junho há uma extensa lista de atividades programadas para serem realizadas na Cidade Universitária e nos câmpus. “Nesta edição, um destaque é o Mutirão do Bem – Plogging na UFMS, uma ação colaborativa que propõe caminhadas ecológicas pelos câmpus e espaços públicos como praças e parques, com o objetivo de recolher resíduos ao longo do trajeto. Essa atividade reúne esforços da Diretoria de Sustentabilidade, ligada à Procids; da Diretoria de Esporte e Lazer, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte; e dos câmpus em todo o Estado”, explica o diretor de Sustentabilidade (Dides), Leonardo Chaves.
Outro destaque da programação é a entrega voluntária dos resíduos. “Também reforçamos a importância dos pontos de entrega voluntária de resíduos, que estarão disponíveis em todos os câmpus. Cada unidade receberá tipos específicos de resíduos, portanto é essencial que a comunidade fique atenta às datas e orientações locais”, acrescenta o diretor.
Expectativas
“As expectativas para a edição 2025 são bastante positivas. Ampliamos o diálogo com os câmpus e fortalecemos parcerias locais, o que deve resultar em maior alcance e diversidade nas ações. Esperamos aumentar significativamente o número de participantes e também a quantidade de resíduos corretamente encaminhados para reciclagem ou descarte ambientalmente adequado”, reforça Chaves.
Para o diretor da Dides, outro ponto importante é a integração com o Mês do Meio Ambiente e a campanha institucional Eu Respeito. “Isso que nos permite somar forças e promover uma agenda mais ampla de sustentabilidade e cidadania. Esperamos que a comunidade universitária e a sociedade local se envolvam ativamente, tornando a Semana Lixo Zero UFMS 2025 um exemplo de mobilização e transformação”, salienta.
Como participar
“A maioria das atividades não exige inscrição prévia. Em geral, será disponibilizado um formulário de presença on-line, que deve ser preenchido para que os participantes recebam a certificação. Quase todas as atividades oferecem certificado de participação. Na edição de 2024, por exemplo, emitimos 793 certificados, demonstrando o engajamento da comunidade acadêmica e da sociedade”, destaca Chaves.
“Gostaria de convidar toda a comunidade universitária da UFMS e a população dos dez municípios onde estão localizados nossos câmpus a participarem ativamente da Semana Lixo Zero UFMS 2025. Todos os anos, temos uma boa adesão às atividades, mas nosso objetivo é envolver ainda mais pessoas e fortalecer a cultura do cuidado com o meio ambiente”, reforça o diretor. “A participação na arrecadação de resíduos tem sido extremamente positiva e bem aceita pela comunidade. Reforço também nosso agradecimento às instituições parceiras, que contribuem com o recolhimento e a destinação correta dos resíduos em todos os municípios envolvidos. Contamos com vocês para juntos fazermos a diferença!”, finaliza.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jovan pede horário especial de ônibus para atender acadêmicos da UFMS

Campanha do agasalho da UFMS incentiva solidariedade em todos os câmpus

Com 47 vagas disponíveis, estão abertas as inscrições para o Concurso público para Técnicos-Administrativos em Educação da UFMS

Última semana para participar do Concurso Público para Técnicos-Administrativos em Educação da UFMS