Temporada de pesca abundante com Pantanal cheio consolida o pesque e solte em Corumbá
A inundação da planície restaura a natureza pantaneira, os peixes ficam mais ativos e os pescadores esportivos tiveram grandes momentos de captura.

A recuperação hídrica do Pantanal após três anos, com a cheia voltando ao patamar ideal para aumentar o volume de água dos rios, baías e corixos, foi um dos fatores preponderantes para o sucesso da temporada de pesca esportiva este ano em Corumbá, maior destino para a prática deste esporte. A inundação da planície restaura a natureza pantaneira, os peixes ficam mais ativos e os pescadores esportivos tiveram grandes momentos de captura.
Pescador consciente
A temporada também consolidou o pesque e solte, medida adotada pelos associados da ACERT para proteger e preservar o estoque pesqueiro no Rio Paraguai e seus afluentes em Corumbá. Na avaliação do presidente da entidade, Luiz Antônio Martins, definitivamente a campanha pela não captura e transporte dos peixes do Pantanal ganhou a adesão dos empresários e, sobretudo, dos turistas. “A nossa pescaria se tornou um lazer, isso é unânime”, disse.
Para os operadores, a resiliência do Pantanal após anos de seca motivou todos os setores envolvidos com a pesca esportiva, desde os colaboradores das empresas, a tripulação dos barcos-hotéis e em especial os pescadores esportivos, os quais programaram com antecedência seus pacotes e já estão antecipando as reservas para 2024. O pesque e solte em fevereiro, no último mês de piracema, está com grande procura e muitos pacotes para grupos já fechados.
“Hoje temos um grande parceiro na defesa do Pantanal e do estoque pesqueiro que é o pescador esportivo, de todas as idades. Isso enaltece o nosso trabalho enquanto associados da ACERT, demonstrando que o pesque e solte não foi uma luta em vão”, destaca Luiz Martins. Para ele, o sucesso da pesca esportiva em Corumbá é resultado também da qualidade do atendimento de excelência, desde o receptivo aos serviços na embarcação durante as viagens.
Veja Também
Ainda não pescou esse ano? A melhor época é agora no Pantanal de Corumbá
ACERT se manifesta e repudia cena de novela que cria imagem negativa da pesca em Corumbá
Defeso da Piracema começa dia 5 de novembro e último fim de semana de pesca exige cuidados
Sábado é o último dia com pesca liberada em MS no ano; no domingo dia 5, começa a Piracema
Convênio da ACERT com Governo MS posiciona a pesca esportiva em Corumbá no mercado
A partir desta quinta, modalidade ‘pesque e solte’ está liberada nos rios Paraguai e Paraná
Ainda no período de defeso, PMA faz operação com foco na prevenção à pesca predatória
Pantanal: pesca esportiva em Corumbá segue firme e com reservas garantidas até o final da temporada
Piracema: Imasul alerta para última semana de pesca antes do período de defeso