Operação Barba Negra do Pantanal combate comércio ilegal de produtos estrangeiros sem controle aduaneiro em Corumbá
A ação foi coordenada pela Receita Federal, Polícia Civil com apoio logístico do Exército.

Na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro, a Receita Federal e a Polícia Civil de Corumbá, com apoio logístico do Exército Brasileiro, deflagraram a Operação Barba Negra do Pantanal. O objetivo principal é combater a entrada ilegal de produtos estrangeiros no país sem o devido controle aduaneiro.
Cerca de 5 toneladas de mercadorias com indícios de contrafação foram apreendidas, protegendo a economia popular e visando a saúde pública. A operação também visa coibir a venda ilegal de armas de gel com selo irregular do Inmetro, que já causaram danos à visão de 83 pessoas em Pernambuco, conforme relatado pela Fundação Altino Ventura (FAV).
As armas de gel utilizam bolinhas de poliacrilato de sódio como munição, que se expandem ao serem hidratadas, tornando-se perigosas. A Receita Federal reforça seu compromisso em combater os ilícitos transfronteiriços, protegendo a economia e saúde pública.
A operação recebeu o nome de Barba Negra, um dos piratas mais famosos da Era Dourada da Pirataria, que atuou entre 1716 e 1718. Essa ação demonstra a importância das operações interagências no combate ao contrabando e descaminho.
Veja Também
Receita Federal apreende R$400 mil em drogas e mercadorias em Corumbá
Operação Interagências apreende três toneladas de mercadorias e drogas em Corumbá
Boliviano é detido com cápsulas de pasta base de cocaína no estomago em Corumbá
Receita Federal e órgãos parceiros realizam operação contra ilícitos no transporte rodoviário