Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Polícia

PF resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão em Corumbá

A ação resultou no resgate de dez trabalhadores em propriedades da região.

Fotos: Divulgação/PF

A Polícia Federal realizou, entre os dias 4 e 20 de junho, ações de repressão ao trabalho em condições análogas à escravidão, na região do Pantanal do Mato Grosso do Sul. As ações contaram com o apoio de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No período, foram fiscalizadas nove propriedades rurais, todas situadas em locais de difícil acesso. Duas das propriedades apresentaram inconformidades trabalhistas e administrativas. Em uma terceira, foi constatado sinais de alojamento irregular de trabalhadores. Em uma outra, houve o resgate de dez pessoas, que estavam sendo submetidas a condições degradantes de trabalho e moradia.

Em uma última propriedade, na região do Paiaguás, Pantanal sul-mato-grossense, os trabalhadores estavam isolados em meio à mata e impossibilitados de deixar o local. Esta mesma propriedade havia sido alvo de denúncias.

Diante da situação, o empregador deve arcar com indenizações trabalhistas e por danos morais e está sujeito à responsabilização pelo crime de redução a condição análoga à escravidão.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Em 2023, 3.190 pessoas foram resgatadas da escravidão no Brasil; maior número desde 2009

Força-tarefa resgata cinco paraguaios de trabalho análogo à escravidão em Nova Alvorada do Sul

Operação resgata 20 trabalhadores sob condições análogas à escravidão em fazenda exportadora de limões em Aparecida do Taboado

MPT e MPF-MS emitem recomendação para combater a exploração de trabalhadores indígenas nas plantações de maçã no Sul do país

PF apreende 37 kg de cocaína em aeroporto privado no município de Ladário

Polícia Federal combate trabalho em condições análogas à escravidão em Corumbá