Corumbá, Sábado, 03 de Maio de 2025
Polícia

Receita Federal apreendeu cerca de 6 toneladas de drogas em 2024 no Mato Grosso do Sul

O prejuízo ao crime organizado é estimado em R$180 milhões.

Fotos: divulgação/Receita Federal

As ações da Receita Federal nas cidades de Corumbá, Mundo Novo, Dourados, Campo Grande e Ponta Porã, durante todo o ano de 2024, resultaram em apreensões de 5,7 toneladas de drogas. Apenas no estado do Mato Grosso do Sul, foram 5 toneladas de maconha e derivados, como haxixe e skunk (conhecida como a “supermaconha”), 700kg de cocaína e 1kg da droga sintética MDMA.

O combate ao tráfico ilícito de entorpecentes nas cidades de fronteira é de extrema importância, porque bloqueia a entrada das drogas no país antes que sejam disseminadas para outros estados. O Paraguai, país vizinho, é um dos maiores produtores de maconha do mundo. Por isso, a cidade de Ponta Porã, que faz fronteira seca com Pedro Juan Caballero (PY), costuma ser a porta de entrada da droga, que transita pela cidade de Dourados até chegar a Campo Grande e outros estados brasileiros.

Da mesma forma, Corumbá faz divisa com um dos principais exportadores de cocaína do mundo, a Bolívia. Por esse motivo, a cidade é utilizada como corredor para o tráfico internacional da droga. A pasta base da cocaína atravessa cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, ao passo que a cocaína pura é direcionada para a Europa, consolidando o Brasil como rota logística global do tráfico internacional.

As ações de vigilância e repressão da Receita Federal reforçam a presença fiscal e trazem equilíbrio entre a facilitação do comércio internacional e o combate aos ilícitos. A atuação da Receita na proteção das fronteiras garante a segurança e protege a saúde da população. É importante ressaltar que a Receita Federal realiza diversas ações em conjunto com as Forças Armadas, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal, o MAPA, as polícias Civil e Militar do Mato Grosso do Sul, reforçando o papel institucional de controle aduaneiro e o combate aos crimes transfronteiriços.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Três passageiros são encaminhados para Santa Casa de Corumbá após ingerir 100 cápsulas de cocaína cada um

Receita Federal abre as portas para alunos do Dom Bosco autores de maquete escolar em Corumbá

Operação Interagências apreende três toneladas de mercadorias e drogas em Corumbá

Boliviano é detido com cápsulas de pasta base de cocaína no estomago em Corumbá

Receita Federal em Corumbá apreendeu 150 botijões de gás domiciliar e 15.000 litros de combustível em 2024

Receita Federal e órgãos parceiros realizam operação contra ilícitos no transporte rodoviário

Receita Federal celebra o Dia Internacional das Aduanas e promove maior transparência

VÍDEO: Receita Federal e Polícia Federal apreendem 3 mil tênis falsificados no centro de Corumbá

Operação Protetor apreendem 1 tonelada de mercadorias e cocaína escondidas em caixas de leite em Corumbá