Receita Federal realiza Operação Comércio Legal em empresas transportadoras em Corumbá
O objetivo de localizar mercadorias estrangeiras, sem comprovação da regular importação e o pagamento de impostos devidos.

A Receita Federal iniciou essa semana em Corumbá a Operação Comércio Legal em empresas transportadoras, com o objetivo de localizar mercadorias estrangeiras, sem comprovação da regular importação e o pagamento de impostos devidos.
Após a investigação, constatou-se que as mercadorias eram carregadas em São Paulo/SP e tinham como destino pessoas físicas em Corumbá, sem nota fiscal que ampara a comercialização.
Nesses casos, os remetentes podem apresentar a documentação da prova regular de introdução dos produtos no país. Caso não o façam, serão autuados, dando-se início ao processo de perdimento da mercadoria, sem prejuízo da formalização de representações fiscais para fins penais a serem encaminhadas ao Ministério Público Federal.
A operação é fruto do aprofundamento de investigações realizadas por meio de inteligência e acompanhamento de empresas que não possuem notas fiscais de entrada correspondentes, nem declarações de importação registradas.
As ações foram realizadas por servidores da Receita Federal e contaram com o apoio de militares do Exército Brasileiro, que forneceram segurança às equipes.
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, a Receita Federal do Brasil atua no combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços.
Veja Também
Receita Federal realiza doação de produtos apreendidos à UFMS de Corumbá
Receita Federal em Corumbá participa da Operação Fronteira RFB
Primeira Loja Franca de Fronteira Terrestre do Centro-Oeste é inaugurada em Corumbá
Receita Federal em Corumbá realiza destinação de equipamentos eletrônicos à Defesa Civil
Receita Federal em Corumbá apreende 10,57 kg de droga no Posto de Fronteira Esdras
Receita Federal apreende casal de bolivianos tentando entrar em Corumbá com 13,7 kg de pasta base
Operação conjunta resulta na apreensão de produtos irregulares em Corumbá