Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Acadêmicos pedem apoio de vereadores por melhorias na região do Campus Pantanal

Acadêmico de Letras aguarda retorno do curso e faz uma série de reivindicações na Câmara.

Antonio Jorge Pinho de Mattos, integrante do Diretório Central Estudantil - Fotos: Divulgação/Câmara

Segurança, sistema de iluminação pública eficiente, melhoria na sinalização viária, transporte coletivo e limpeza de terrenos em situação de abandono, são algumas das reivindicações feitas ontem na Câmara Municipal de Corumbá, por acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus Pantanal.

A pauta foi apresentada por Antonio Jorge Pinho de Mattos, integrante do Diretório Central Estudantil, que ocupou a tribuna da Câmara para pedir apoio dos vereadores corumbaenses, visando solucionar problemas que afligem a comunidade acadêmica professores da UFMS.

A participação do estudante de Letras foi durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense representando os demais acadêmicos. Foi uma oportunidade para solicitar uma série de reivindicações para melhorar a estrutura não só do Campus, mas da região de entorno, no Bairro Universitário.

Observou que a questão de segurança é uma preocupação de todos, especialmente dos acadêmicos e professores do período noturno, e que é preciso uma presença mais constante de policiais na região para inibir ações de marginais. Além disso, destacou que a iluminação também é um fator importante para propiciar tranquilidade a todos, como também uma sinalização viária mais eficiente, inclusive com passarela elevada de pedestre para um trânsito mais seguro.

Sobre transporte coletivo, pediu mais ônibus circulando à noite e uma ligação direto da parte alta com o Campus, evitando que os alunos sejam obrigados a pegar dois ônibus, correndo sempre o risco de chegar atrasado nas aulas.

O estudante ainda citou a necessidade de que seja disponibilizado médico pediatra para atender o Grupo de Mães, formado por mães acadêmicas, inclusive com a necessidade de se implantar um hospital pediátrico na cidade.

Durante o encontro, os estudantes voltaram a pedir apoio dos vereadores para o retorno do curso de Letras no Campus Pantanal, paralisado há quatro anos. O próprio Antonio é estudante de Letras e mostra preocupação com a situação atual.

Os vereadores por sua vez, deixaram evidenciado que a Câmara sempre será parceira e o presidente da Casa de Leis, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), pediu para que a comunidade encaminhe um ofício ao Poder Legislativo, enumerando as reivindicações apresentadas, para reforçar os pedidos junto às autoridades competentes, principalmente levando em consideração de que são pedidos feitos com frequência pelos representantes do legislativo municipal.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Na Câmara, vereador pede recuperação de via pública ao lado do Campus Pantanal

Oficina discute estratégias e integração para áreas protegidas no Pantanal

Pesquisa revela que mais de 40% dos anfíbios do mundo estão ameaçados de extinção

Apoiado pelo Fundect, projeto em MS busca alternativa para evitar incêndios no Pantanal

Vereador reivindica uma série de melhorias para atender comunidade do Bairro Generoso

Lei institui o 21 de setembro como Dia Municipal da Cultura e da Paz em Corumbá

Câmara homenageia equipe do IFMS, por conquista da Jornada de Foguete, no Rio de Janeiro

Solicitada equiparação de jornada de trabalho de fonoaudiólogos a outros profissionais de saúde

UFG, UFMS e UNB estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil