Aras pede investigação contra Magno Malta por ofensa contra Vinícius Júnior
Senador cobrou associações da causa animal para que “defendam os macacos” após o caso de racismo contra o jogador na Espanha. Fala foi apontada como racista e repudiada amplamente.
O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito contra o senador Magno Malta (PL-ES) para apurar a gravidade de suas declarações sobre o jogador de futebol do Real Madrid Vinícius Jr, informa a Folha de S. Paulo.
No último domingo, o Real Madrid perdeu por 0 a 1 para o Valencia, em jogo fora de casa pela 35ª rodada do campeonato espanhol de futebol, La Liga. A partida foi interrompida no meio do segundo tempo devido a insultos racistas contra Vinícius Jr. vindos da arquibancada. Após o jogo, o técnico do Real Madrid, Carlo Ancelotti, disse que o torcedor do Valencia estava chamando seu jogador de "mono", que significa "macaco" em espanhol. O próprio Vinícius disse que a Espanha estava se tornando um país racista. Três pessoas foram presas após o incidente, disse a polícia espanhola.
Na terça-feira (23), Magno Malta criticou a imprensa por estar "revitimizando" o atleta e ainda cobrou associações da causa animal para que "defendam os macacos". A fala foi apontada como racista e repudiada por políticos, artistas, ativistas, atletas, intelectuais e imprensa de modo geral.
Magno Malta buscou rebater as críticas que vem recebendo. Nesta quinta-feira (25), o parlamentar disse que fez "uma analogia para defender" o atleta, e citou que é um homem negro e pai de uma negra.
"Criaram uma narrativa com má vontade, ou de propósito. Eu fiz uma analogia. Eu sou um homem negro. Sou pai de uma negra", declarou o senador após ser questionado por parlamentares governistas sobre suas falas. "Sou pai adotivo de uma criança com síndrome de Down. Eu sou pai de uma negra, eu sou negro, sou filho de negra. Fiz uma analogia para defender o Vini Jr. Não é má vontade, é mau caratismo mesmo".
Veja Também
Evento alusivo ao Dia da Abolição da Escravatura movimenta Jardim da Independência
Brasil notificará autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr.