Câmara altera Regimento Interno e primeira sessão ordinária de 2022 será no dia 6 de fevereiro
Antecipação do fim do recesso em 2022 ocorreu durante sessão extraordinária na manhã de hoje, na Câmara

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou durante sessão extraordinária na manhã desta terça-feira, 24, um Projeto de Resolução que antecipa o fim do recesso no Poder Legislativo em 2022. Com a decisão, o retorno das sessões ordinárias ocorrerão no dia 6 de fevereiro, e não mais na segunda quinzena, conforme previsto no Regimento Interno da Casa de Leis.
A sessão foi dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), e contou com as participações dos vereadores Samyr Sadeq Ramunieh e Yussef Salla, primeiro e segundo vice-presidentes; Roberto Façanha e Genilson José, primeiro e segundo secretários; bem como de Gaúcho da Pró-Art, Chicão Vianna, Daniel Brambilla, Alexandre Vasconcellos, Nelsinho Dib, e da vereadora Raquel Bryk.
O Projeto de Resolução contou com a anuência de todos os vereadores corumbaenses. Bira explicou que houve a necessidade de antecipar o fim do recesso diante do fato de que a volta, conforme o artigo 95 do Regimento Interno, estar prevista para 15 de fevereiro.
“O recesso ocorre nos períodos de 16 de dezembro a 14 de fevereiro e o retorno, nesse caso, seria dia 15, uma quarta-feira, já na véspera do Carnaval que começa no dia 17. Assim, já não teríamos sessões nos dias 20 e 21, segunda e terça-feira. O retorno das sessões ordinárias iria ocorrer somente no dia 27 de fevereiro, uma segunda-feira”, explicou o presidente.
Bira argumentou ainda que, em fevereiro, apenas duas sessões ordinárias estavam programadas (27 e 28). “Por isso mesmo conversamos bastante e, em comum acordo entre todos os vereadores, optamos por convocar uma sessão extraordinária para aprovação desse Projeto de Resolução, fazendo com que o fim do recesso seja antecipado e, com isso, teremos seis sessões ordinárias em fevereiro, já iniciando no dia 6 com apresentações de trabalhos, sem sessão solene de abertura do Ano Legislativo, já que tivemos um ato no início do ano, com a posse da nova Mesa Diretora”, destacou.
NA INFRAESTRUTURA
Ainda na manhã de hoje, a Câmara aprovou projetos encaminhados pelo Poder Executivo, durante sessões extraordinárias convocadas pelo prefeito. Em um deles foi em relação ao desmembramento da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. Com decisão, a Gerência do Patrimônio Histórico passa a integrar a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Outro projeto aprovado pelos vereadores dá nova denominação ao Centro de Convivência dos Idosos (Conviver), localizado no Bairro Jardim dos Estados. A partir de agora, o local passa se chamar Margarida da Costa Brambilla, ex-primeira-dama do Município.
Margarida faleceu no dia 11 de fevereiro de 2021, vítima da Covid. A aprovação foi por unanimidade pelos 11 vereadores presentes, entre eles, Daniel Brambilla, um dos filhos do casal, que se emocionou com a homenagem. Como se sabe, sua mãe teve um papel relevante nas ações voltadas ao social durante as duas gestões de seu esposo e ex-prefeito, Éder Brambilla, entre os anos de 1997 e 2004.
Veja Também
Câmara aprova e orçamento de Corumbá para 2023 chega próximo a R$ 1 bilhão
Câmara homenageia com Títulos de Cidadão, personalidades que ajudam Corumbá a desenvolver
Câmara devolve mais R$ 1 milhão à Prefeitura; dinheiro será aplicado na Santa Casa
Taxa da coleta de lixo pode ser cobrada na conta de água e esgoto
Sessão marca a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Corumbá
Câmara viabiliza parceria com o SESI para cumprimento do E-Social
Nomeados os integrantes das oito Comissões Permanentes da Câmara de Corumbá
Vereadores trabalham para melhorar condições de uso de áreas de esporte e lazer
Eleita nesse domingo, Corte de Momo promete honrar tradição do Carnaval de Corumbá
Revitalização do Parque Marina Gattass é reivindicada na Câmara de Vereadores
Carnaval 2023: abertas inscrições para barracas; ambulantes; bares e food trucks
Na volta do recesso legislativo, dengue toma conta dos debates na Câmara
Situação no bairro Cravo Vermelho preocupa e vereadorBira pede informações sobre cronograma de obras
Vereador Allex Dellas busca informações sobre implantação da “Zona Azul” no centro
Concurso de Marchinhas reforça tradição popular do carnaval de Corumbá
Vereador busca informações concretas sobre suspensão de voos entre Corumbá e Campo Grande
Presidente do Legislativo pede estudos para duplicação de trechos da BR-262
Vereador pede fiscalização para retirar das prateleiras, produtos com prazo de validade vencido
Vereador busca informações sobre existência de soro antiofídico nas unidades de urgência
Vereador propõe programa para atender animais com ração e acessórios
Vereador propõe Lei para destinação correta de lixo de estabelecimentos do ramo alimentício