Câmara homenageia Arthur pela participação no programa Avistar 2025
Foi o maior encontro de observadores de aves da América Latina ocorrido no Jardim Botânico, em São Paulo, uma iniciativa do vereador Jovan Temeljkovitch.

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou por unanimidade na noite de ontem, segunda-feira, 19, uma homenagem ao pequeno Arthur Winkler Torres, de apenas seis anos, com Menção Honrosa pela sua participação no programa Avistar 2025, o maior encontro de observadores de aves da América Latina, que ocorreu nesse final de semana, no Jardim Botânico, em São Paulo. A iniciativa foi do vereador Jovan Temeljkovitch.
Arthur é aluno do 1º ano da Escola Municipal Luiz Feitosa Rodrigues. Ele participou do evento a convite da organização do Avistar 2025, que reuniu mais de 10 mil participantes de todo o País.
A presença do pequeno estudante corumbaense foi destaque tanto na imprensa local quanto na estadual. Arthur participou do painel “Jovens Observadores – Começando na Observação”, no auditório Master do evento. Na sua fala, o pequeno citou que observa aves no Parque Marina Gattass e na Apa Baia Negra;
“O Arthur é um orgulho para nossa cidade”, enfatizou Jovan. Lembrou que o programa de observação de aves está ganhando destaque na região e é que é preciso impulsionar essa iniciativa.
Ressaltou que, na última semana, durante o Global Big Day 2025 evento mundial de observação de aves, Corumbá alcançou resultados expressivos nos rankings. Conquistou a 6ª posição nacional como hotspot (local) de observação, e ocupa o 2º lugar no ranking estadual.
Entre os registros mais significativos do Global Big Day em Corumbá, destaca-se o Tem-Farinha-Aí, subespécie rara encontrada no Brasil, exclusivamente em Corumbá. Também foram avistadas espécies de elevado interesse para conservação, como o Gavião-de-Penacho e o Maguari, evidenciando o papel fundamental da cidade na manutenção da biodiversidade brasileira e sul-americana.
“Diante disso, esta Casa Legislativa presta esta singela Menção Honrosa ao jovem Arthur Winkler Torres, e reconhece o valor de todos que se dedicam à observação de aves, à educação ambiental e à promoção do nosso município como referência nacional em ecoturismo”, acrescentou.
“Arthur é exemplo de como educação, amor pela natureza e incentivo à infância, podem transformar o futuro. Que sua história continue nos inspirando a cuidar das nossas crianças e preservar as riquezas naturais do nosso Pantanal”, concluiu Jovan Temeljkovitch.
Veja Também
Turismo a partir da observação de aves é discutido no Pantanal de MS em evento histórico
Ladário participa pela terceira vez do Global Big Day
Global Big Day fortalece o turismo de MS e atrai cerca de 200 pessoas percorrendo o Estado