Casos de esporotricose preocupa e vereador destaca necessidade de ações na cidade
Allex Dellas busca informações sobre ações de combate à doença em felinos.

O aumento de casos de esporotricose está causando preocupações em Corumbá o que levou o vereador Allex Dellas a solicitar junto à Secretaria Municipal de Saúde, mais informações detalhadas sobre o assunto, sugerindo inclusive o desenvolvimento de ações para controle da doença.
Na segunda-feira, 23, durante sessão ordinária, Allex apresentou um requerimento direcionado à secretária de Saúde, Beatriz Silva Assad, com cópia à coordenadora de Vigilância Sanitária, Kelly Bufão Celeri, solicitando informações de como tem sido a atuação das autoridades em razão a esse aumento.
A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo do gênero Sporothrix, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais, principalmente os gatos que representam mais de 50% dos casos.
“Existem alguns bairros onde o índice desta doença é considerado alto. Desta forma, estamos solicitando um parecer técnico a fim de se alinhar a necessidade e importância de um controle para evitar a proliferação na cidade”, explicou.
MINÉRIO NA PISTA
Serviços de limpeza da BR – 262, trecho próximo ao acesso à localidade de Maria Coelho, é o que está reivindicando o vereador Allex Dellas, possibilitando assim uma melhor visualização da sinalização horizontal e vertical, minimizando riscos de acidentes.
A solicitação foi feita durante sessão ordinária da Câmara Municipal e direcionado ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Euro Nunes Varanis Júnior, com cópia à diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá, Ana Cláudia Moreira Boabaid.
Allex observa que a limpeza é necessária para remoção do minério que cobre toda a extensão da pista e até mesmo de placas, algumas caídas, inclusive, aumentando riscos de acidentes.
JARDIM DA INDEPENDÊNCIA
Em outro requerimento, o vereador solicitou à Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá e à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a utilização de caminhões pipas para regar com frequência, as plantas existentes no Jardim da Independência. Informou que já existem espécies arbóreas secas, pelo fato de não terem sido molhadas de forma adequada.
ENERGIA
Na mesma sessão, Allex pediu informações ao gerente regional da Energisa, Marcos Luglio, sobre o motivo de queda de energia frequente em determinados bairros da cidade, como Aeroporto e área central. No documento, ele busca saber quais providências estão sendo tomadas para solucionar o problema, bem como ressarcimento de eventuais danos em equipamentos elétricos dos consumidores.
Veja Também
Vereador pede informações sobre o censo arbóreo em Corumbá
Vereador Allex Dellas sugere atendimento do CRAS no Cravo duas vezes por semana
Censo arbóreo vai apontar necessidades de intervenções para tornar Corumbá mais verde
Vereador Alex Dellas pede reforma da Praça São Paulo, no Bairro Guató
Lei institui o 21 de setembro como Dia Municipal da Cultura e da Paz em Corumbá
Allex Dellas pede informações sobre suspensão de atendimento noturno no CEO