Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Chicão sugere decreto de Situação de Emergência para atender assentados e ribeirinhos

Sugestão foi feita pelo vereador Chicão durante sessão da Câmara.

A longa estiagem e as queimadas no Pantanal continuam causando problemas sensíveis aos pequenos produtores em toda a região. A situação é crítica e isso fez com que o vereador Chicão Vianna sugerisse ontem, segunda-feira, 14, que o Município decrete Situação de Emergência, de forma a garantir acesso a programas federais e estaduais para ações de resposta e recuperação dos desastres ocorridos nos últimos meses.

A sugestão foi feita por meio de uma indicação direcionada ao prefeito Marcelo Iunes e visa atender a classe trabalhadora rural, inclusive ribeirinha, afetada pela longa estiagem e pelas queimadas que causaram e continuam causando, um grande desastre ambiental no maior município pantaneiro.

“É um problema que tem afetado diretamente a subsistência dos pequenos produtores pantaneiros. Já tratamos desse assunto com integrantes da administração municipal, mas o tema não evoluiu devido ao período eleitoral. A eleição já passou e temos agora que pensar em soluções para atender estas famílias que estão sofrendo sensíveis prejuízos devido à estiagem e às queimadas”, ressaltou o vereador.

Chicão acredita que, com a decretação de Situação de Emergência, o Município terá como buscar socorro nas esferas estadual e federal para atender a classe produtora. Lembrou que o Governo do Estado intensificou esforços para mitigar os impactos causados pela estiagem prolongada e pelos incêndios florestais nos assentamentos rurais de Mato Grosso do Sul.

Inclusive, em 30 de setembro, aconteceu uma reunião em Corumbá para discutir o Plano de Ações Emergenciais para as comunidades de assentados, com participação de autoridades locais e de Ladário, um desdobramento de reunião realizada em Campo Grande, que contou com a participação de representantes estaduais e federais, incluindo deputados, ministros, o governador Eduardo Riedel e o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.

Entre as principais ações anunciadas está o cadastramento das famílias que receberão o Fomento Rural, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Esse programa destinará R$ 4.600,00 por família, em um financiamento não reembolsável, para que possam investir em pequenos negócios, como criação de aves, suínos, hortas e pomares, fundamentais para apoiar os agricultores familiares da região, garantindo que possam superar os prejuízos e retomar suas atividades produtivas.

Outros pontos abordados foram a renegociação de dívidas, perfuração de poços e apoio durante o período de seca, com destaque para a ampliação do número de famílias atendidas pelo Fomento Rural.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador sugere isenção dos imóveis do Patrimônio Histórico Ferroviário

Deputado Federal destina recursos para atender a APAE de Corumbá

CONFIRA OS ELEITOS PARA A CÂMARA DE CORUMBÁ

Façanha prega envolvimento de todos em questões importantes por uma Corumbá melhor

Chicão cobra posicionamento da Prefeitura em relação aos serviços de iluminação pública

Chicão diz que preço da passagem de Corumbá a Campo Grande é uma das mais caras do país

Chicão pede aumento do efetivo da PRF e do Corpo de Bombeiros Militar

Agricultura familiar de MS terá quase R$ 7 milhões em recursos para ampliar acesso à água

Câmara vai buscar apoio das autoridades para atender famílias do Paiaguás

Governo de Mato Grosso do Sul assina decreto de emergência ambiental por 180 dias no Estado