Com intermediação da ALEMS, governo deve anunciar aporte financeiro para Cassems
Pedro Kemp informou que o governador irá apresentar um Projeto de Lei, oficializando o aporte para ajudar a Cassems.
Após receber as propostas para a crise financeira enfrentada pela Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), o governador Eduardo Riedel (PSDB) sinalizou aos deputados estaduais que irá ajudar a instituição de forma emergencial. A informação foi repassada pelo deputado Pedro Kemp (PT), durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10).
“Os deputados estaduais que compõem a Comissão Temporária estiveram com o governador, vários sindicalistas e os diretores da Cassems nesta manhã. Foram apresentados os detalhamentos da situação financeira do plano de saúde dos servidores e seis propostas para o problema. Para atender de forma emergencial, o governador irá apresentar na próxima semana um Projeto de Lei, oficializando o aporte para ajudar a instituição”, explicou.
Segundo o deputado, com a pandemia da Covid-19, a rede Cassems foi desestabilizada financeiramente devido à alta demanda de atendimentos e de adequações hospitalares. “O plano respondeu a necessidade daquele momento e não recebeu nenhum recurso a mais para manter o funcionamento das dez unidades hospitalares e o hospital de campanha. Na pandemia, a Cassems chegou a ter 500 leitos de UTI em todo o Estado. Se analisarmos hoje o que representa a instituição no contexto da saúde de Mato Grosso do Sul, temos que ter responsabilidade de como tratar este assunto”, disse Kemp.
Ainda conforme Kemp, o governador mostrou disposição em atender a necessidade do plano dos servidores de forma emergencial. “É importante destacar a atuação desta Casa, intermediando uma solução que não gere ônus aos servidores. A nossa Comissão continua os trabalhos, com intuito de acompanhar a aplicação dos recursos”, afirmou o parlamentar.
O presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), agradeceu o empenho dos deputados como interlocutores dos servidores. “Em nome da Mesa Diretora, quero parabenizar a Comissão, que cumpre seu papel com objetividade. São dois momentos, o problema financeiro que é atual, e depois a contribuição”. Os deputados Junior Mochi (MDB), Pedrossian Neto (PSDB) e Gleice Jane (PT) também destacaram a importância da Comissão na saída encontrada para a crise da Cassems.
Londres Machado é o presidente da Comissão Temporária, Pedro Kemp e Coronel David (PL) são membros titulares. Lia Nogueira (PSDB) e Roberto Hashioka (União) são suplentes.
Contribuição
No dia 27 de julho, em assembleia geral, beneficiários da Cassems aprovaram, por maioria absoluta, ajustes no modelo de contribuição e no Estatuto da Caixa dos Servidores, entre eles o pagamento mensal fixo por beneficiário de R$ 45, limitada a R$180 por grupo familiar natural. O valor não abrange agregados, que deverão contribuir com o custo individual.
Veja Também
Cassems realiza Assembleia Geral Extraordinária no próximo dia 27
Presidente da Cassems recebe comissão de servidores públicos para ouvir demandas
Cassems lança programa de renegociação de dívida e deve beneficiar 18 mil servidores públicos
Frente Parlamentar da Pesca vai discutir demandas do setor com o Governo do Estado
Audiência pública irá debater constitucionalização da segurança viária em MS
Cassems credencia novos médicos em 22 cidades do interior do estado
Proposta quer criar Dia Estadual de Conscientização da Síndrome de Tourette