Comissão de Saúde da Câmara pede fortalecimento das ações na região diante da circulação de vírus respiratórios

Diante do contexto atual de circulação de vírus respiratórios, em especial a persistência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a possibilidade de novos surtos de Covid-19, torna-se fundamental o fortalecimento das ações de vigilância, prevenção, assistência e comunicação por parte da gestão municipal de saúde.
Pensando dessa forma, a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Corumbá está fazendo uma série de questionamentos junto ao Poder Executivo, com o objetivo de garantir a eficácia das ações de enfrentamento SRAG e à Covid-19, bem como apresentando orientações estratégicas visando à proteção da saúde da população.
Os questionamentos ocorreram por meio de um requerimento apresentado na sessão ordinária de ontem, segunda-feira, 5, pelo vereador Marcelo Araújo, presidente da Comissão integrada ainda pelos vereadores Yussef Salla, primeiro membro e Elinho Junior, segundo, tendo na primeira suplência ficou Nanah Cordeiro, e na segunda, Edinaldo Neves. Foi direcionado ao secretário de Saúde Antônio Juliano de Barros, com cópia ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira.
Marcelo ressaltou que a comissão tem a responsabilidade de fiscalizar e acompanhar a execução das políticas públicas de saúde, bem como de promover o diálogo entre o Poder Executivo e a população. “Nesse sentido, é imprescindível obter informações atualizadas e precisas sobre o cenário epidemiológico, a estrutura da rede de atendimento, os índices de vacinação e os mecanismos de prevenção adotados no município”, ressaltou.
Informou que a solicitação feita busca garantir maior transparência, eficiência na gestão pública e a proteção da saúde coletiva, especialmente diante da vulnerabilidade de determinados grupos da população. “As orientações visam colaborar de forma construtiva para o aprimoramento das ações da Secretaria Municipal de Saúde, contribuindo com a atuação preventiva e articulada frente aos desafios atuais da saúde pública”, destacou
QUESTIONAMENTOS
Os integrantes da comissão buscam saber qual é a atual taxa de incidência de casos de SRAG e Covid-19 em Corumbá; como está sendo realizada a vigilância de casos suspeitos e confirmados; se existem protocolos atualizados de notificação, testagem e isolamento.
Qual é a situação atual da rede hospitalar para atendimento de casos de SRAG e Covid-19; quantos leitos clínicos e de UTI estão disponíveis especificamente para essas síndromes; se há profissionais de saúde em número suficiente para atender à demanda atual.
Qual é o índice de cobertura vacinal contra a Covid-19 por faixa etária; se estão em andamento campanhas de vacinação voltadas a grupos de risco; se existem estoques adequados de vacinas disponíveis.
Quais ações estão sendo desenvolvidas para prevenção da disseminação da SRAG e da Covid-19; há campanhas educativas específicas em escolas, centros comunitários ou locais públicos; se as unidades da Estratégia de Saúde da Família estão preparadas para identificar e encaminhar precocemente os casos; como funciona o fluxo de atendimento e encaminhamento nas unidades básicas de saúde.
Quais canais estão sendo utilizados para informar a população; com que frequência são divulgados os boletins epidemiológicos; se o município possui plano de contingência atualizado para surtos respiratórios, e se há articulação com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde.
ORIENTAÇÕES
Com base em sua responsabilidade institucional de acompanhar e propor melhorias nas políticas públicas de saúde, a Comissão está orientando o Município a reforçar a vigilância ativa e manter atualizados os protocolos clínicos, laboratoriais e de notificação; avaliar e, se necessário, ampliar a capacidade hospitalar, especialmente os leitos de UTI e as equipes multiprofissionais;
Intensificar campanhas de vacinação, com foco nos grupos vulneráveis e na ampliação do acesso da população à imunização; desenvolver ações educativas contínuas em ambientes escolares, comunitários e locais de grande circulação.
Fortalecer a atenção primária à saúde, com capacitação das equipes e definição clara de fluxo de encaminhamento; garantir a transparência dos dados, por meio da divulgação regular de boletins epidemiológicos e do uso de canais acessíveis à população; atualizar o Plano de Contingência Municipal e manter alinhamento com os planos estadual e federal.
Os vereadores ainda se colocaram à disposição para contribuir com soluções e acompanhar a efetividade das ações da Secretaria Municipal de Saúde, reafirmando compromisso com a saúde e o bem-estar da população de Corumbá.
Veja Também
Casos de SRAG: Município define suspensão temporária das aulas nas escolas da REME
Vereador Jovan pede que vacinação contra gripe seja ampliada e atenda toda população
Município adota medidas para conter avanço de doenças respiratórias
Marcelo Araújo pede contratação de vacinadores para atender a saúde pública