Criada comissão para debater desenvolvimento sustentável do Pantanal
Comissão foi criada para tratar de questões ligadas à região pantaneira.
A retomada do programa BID Pantanal, paralisado desde 2003, já foi anunciada pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Criado em 1995, na gestão do governador Dante de Oliveira, do Mato Grosso, o programa conta com investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para melhorias em várias áreas de saneamento e sustentabilidade na região do Pantanal.
O assunto foi debatido na sessão de segunda-feira, 7, do Poder Legislativo corumbaense, quando, além de fazer uso da palavra livre, o vereador Chicão Vianna apresentou um Projeto de Resolução visando a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal de Corumbá, para acompanhar e contribuir nas ações que venham ser implementadas no município.
O Projeto foi apreciado e aprovado na sessão de ontem, terça-feira, 8, e os integrantes serão nomeados pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho.
A Comissão será constituída por 06 membros, sendo 03 titulares e 03 suplentes, A previsão é que seja extinta no prazo de 12 meses, ou quando concluídos os trabalhos, podendo ter seu prazo de funcionamento prorrogado, em caso de trabalhos não concluídos.
O PROGRAMA
A retomada do programa foi anunciada pelo ministro Carlos Fávaro em Cuiabá, durante o II Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas, em maio. A proposta é que os investimentos sejam divididos entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contemplando diferentes áreas, como saneamento básico, implantação de aterros sanitários e abertura de estradas. O ministro, inclusive, já anunciou o aporte de U$ 400 milhões no BID Pantanal.
O BID Pantanal tem como objetivo principal promover ações e projetos que contribuam para a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e o fortalecimento da economia local. Por meio dele, busca-se também melhorar a governança e a capacidade institucional na região, considerada uma das áreas úmidas mais importantes do mundo.
Veja Também
Músicos do Moinho Cultural fazem residência com Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro
Presidente da Câmara pede construção de área de lazer e esporte no Padre Ernesto Sassida
Allex Dellas pede informações sobre ausência de médicos em unidades de saúde
Câmara faz parceria com a Fiems para implementar práticas sustentáveis no legislativo
BID Pantanal vai destinar recursos para Corumbá; projetos foram definidos pela Prefeitura