Corumbá, Sábado, 03 de Maio de 2025
Política

Decreto restringe venda de combustível para cidadãos bolivianos, não para brasileiros

Reunião ocorreu na manhã de hoje, na Câmara.

Foto: Divulgação

A venda de combustível (diesel) a brasileiros não está proibida conforme denúncias que chegaram à Câmara Municipal de Corumbá na noite de ontem, terça-feira, 18, feitas por uma comissão de profissionais que atuam na área de transporte de mercadorias exportadas pelo Brasil, para o país vizinho.

O assunto foi tratado na manhã de hoje, durante reunião entre vereadores, representantes do setor e o cônsul da Bolívia em Corumbá, Simons Willian Durán Blacutt, que, imediatamente, buscou informações sobre a ocorrência, inclusive em relação ao decreto do Governo Boliviano, visualizados pelos representantes do Poder Legislativo.

Visualizou o documento pelo celular e tranquilizou os representantes da categoria, afirmando que o Governo da Bolívia havia limitado a venda de combustível para cidadãos bolivianos, e não brasileiros ou de outras nacionalidades que podem abastecer seus veículos ao preço internacional (R$ 9,00 o litro, no caso do diesel).

“A venda de combustível para brasileiros, como também de outras nacionalidades, não está proibida. O decreto estabelece restrições para a própria população, como forma de ter controle do produto e combater o contrabando. O que ocorreu simplesmente é que postos da Bolívia, dois ou três, não estavam querendo vender”, afirmou.

Representantes da categoria confirmaram que já tiveram que pagar ‘propinas’ na hora de abastecer seus veículos e presumiram que voltou a ocorrer agora, diante das informações de que o decreto não proibiu venda aos brasileiros.

O cônsul deixou claro que a Bolívia não vai tolerar ato de corrupção. Tanto que entrou em contato com autoridades governamentais, para relatar o ocorrido, inclusive para o órgão que regula o serviço, que vão tomar as providências cabíveis.

Lembrou ainda que o decreto visa maior controle sobre a venda de combustíveis na Bolívia, dos usuários bolivianos. “Os brasileiros têm direito de continuar comprando diesel e gasolina pagando o preço internacional. Não tem nenhuma restrição contra o povo irmão do Brasil”, disse, que chegou a comentar a necessidade de acionar as embaixadas da Bolívia em Brasília, e do Brasil na Bolívia, para tentar resolver a questão, mas não houve necessidade.

O CASO

A informação chegou à Câmara por meio de uma comissão ligada ao setor de transporte internacional, a convite do vereador Nelsinho Dib que, ao tomar conhecimento de que condutores brasileiros estariam proibidos de abastecer suas carretas na Bolívia, por força de um decreto do governo boliviano.

A situação movimentou o plenário do Poder Legislativo corumbaense e fez com que os integrantes da Comissão de Relações Exteriores e Direitos Internacionais, presidida pelo vereador Chicão Vianna, marcasse uma reunião com o cônsul da Bolívia em Corumbá, Simons Blacutt, para tratar da questão.

Ainda ontem, a vereadora Raquel Bryk entrou em contato com o cônsul e marcou o encontro que ocorreu na manhã desta quarta-feira, na Câmara, e que contou com as presenças ainda dos vereadores Nelsinho Dib, integrante da Comissão de Relações Exteriores; Allex Dellas, Alexandre Vasconcellos e Samyr Sadeq Ramunieh (Qualhada). A categoria foi representada por Thiago Thompson S. Costa, Camila Colman, Ednaldo da Silva e David Danclichen.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Vereador pede maior rapidez no atendimento do 190, da Polícia Militar

Farmácias conveniadas divulgam relação de medicamentos distribuídos gratuitamente à população

Presidente da Câmara de Corumbá recorre a deputada e pede retorno do escritório da AHIPAR para Corumbá

Vereador pede segurança total nas escolas para inibir atos de violência

Corumbá quer ser porta de entrada para Pacífico com volta da Malha Oeste

Vereador cobra medidas para acabar com as filas de espera nas creches de Corumbá

Vereador quer saber se Prefeitura projeta instalar pequenas lixeiras na cidade

Vereador busca informações sobre presença de infectologista na rede pública de Corumbá

Na Câmara, vereador reforça importância da UTI Neonatal em Corumbá

Sancionada Lei que cria a Semana Municipal de Combate à Leishmaniose

Sugerida reativação das campanhas educativas sobre a importância do ID Jovem nas escolas

Vereador pede informações sobre funcionamento do Castramóvel em Corumbá

Vereador comemora vinda de oito escrivães para a Polícia Civil de Corumbá

Caminhão com combustível da Bolívia é detido em Corumbá durante operação da Polícia Federal

PF deflagra operação contra grupo criminoso que traficava migrantes bolivianos para fábricas clandestinas