Deputado Amarildo Cruz será velado na ALEMS e Casa está em luto oficial
A Casa de Leis decretou luto oficial de três dias publicado em edição extra do Diário Oficial do Parlamento.

O velório do deputado estadual Amarildo Cruz, falecido nesta sexta-feira (17), será realizado no saguão Nelly Martins, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), com previsão para ter início às 20h30. O parlamentar teve três paradas cardíacas e não resistiu. A Casa de Leis decretou luto oficial de três dias, conforme consta no Ato 22/2023, da Mesa Diretora, publicado em edição extra do Diário Oficial do Parlamento.
O deputado Amarildo será velado na ALEMS até a manhã deste sábado com permissão à participação do público em geral. Depois, o corpo segue para Presidente Epitácio (SP), onde será seputaldo. O Ato da Mesa Diretora também designou comissão para acompanhar e representar a ALEMS na cerimônia fúnebre. A comissão, formada formada pelos deputados Junior Mochi (MDB), Pedro Kemp (PT) e Pedrossian Neto (PSD), acompanhará o cortejo até a cidade natal de Amarildo.
Formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública, Amarildo assumiu o posto de deputado estadual na ALEMS por cinco vezes. Foi eleito pela primeira vez em 2006, com quase 18 mil votos. Em 2010, concorreu à reeleição, ficando como 2º suplente em sua coligação. Em 2012 assumiu a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Mato Grosso do Sul (Ibama-MS).
Em 2013, retornou ao Parlamento Estadual, tendo como destaque em sua atuação a presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, a qual investigou irregularidades nos recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para unidades hospitalares de 11 municípios de Mato Grosso do Sul.
Com 20.585 votos foi reeleito para o terceiro mandato na ALEMS, em 2014. Como primeiro suplente do PT, em 1º de junho de 2021 assumiu pela quarta vez como deputado estadual, após o falecimento do deputado estadual Cabo Almi em decorrência da Covid-19. Em 2022, foi reeleito para seu quinto mandato, com 17.249 votos, participando da atual 12ª Legislatura como líder da Bancada do PT.
Veja Também
Em estado clínico extremamente preocupante, deputado Amarildo Cruz segue entubado em UTI
Faleceu o deputado estadual Amarildo Cruz
Prefeito Marcelo Iunes lamenta falecimento do deputado estadual Amarildo Cruz
Sindifiscal MS está em luto com o falecimento de Amarildo Cruz
Sindifiscal MS está em luto com o falecimento de Amarildo Cruz
Amigos destacam qualidades de Amarildo Cruz: sensível, respeitoso e combativo
Legado de Amarildo Cruz é exaltado em cortejo de despedida emocionada na ALEMS
Último projeto de Amarildo Cruz é apresentado por Kemp para preservar o Pantanal