Deputado de MS é a favor do fim das “saidinhas” dos presos no Brasil
O projeto de lei foi aprovado no Senado com 62 votos favoráveis e por ter sofrido alteração no seu texto original, voltará para a análise dos deputados.

O Senado Federal aprovou na última terça-feira (20) o Projeto de Lei 2.253/2022 que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados. O texto limita as famosas “saidinhas” em datas comemorativas e feriados. Após a aprovação, o projeto voltará à Câmara dos Deputados para uma nova análise.
Para o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS), o projeto de lei é uma forma de corrigir distorções que ocorreram nos últimos tempos através desse benefício garantido aos internos. “O Sistema prisional vigente apresenta uma falha. Isso são números e estatísticas, que mostram. Por isso, há uma necessidade do Congresso Nacional de legislar sobre o tema”, pontua o parlamentar.
Favorável à aprovação na Casa de Leis, Beto Pereira afirma que os deputados irão ratificar a votação do texto. “O Senado foi majoritário ao dizer "não" às saidinhas. Eu acredito que o projeto ao chegar à Câmara dos Deputados terá o mesmo desfecho. Nós iremos aprovar o fim das “saidinhas”, afirma Beto.
O projeto de lei foi aprovado no Senado com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção e, agora, por ter sofrido alteração no seu texto original, voltará para a análise dos deputados. Segundo o PL, as saídas temporárias ainda serão permitidas apenas para presos inscritos em cursos profissionalizantes ou nos ensinos médio e superior.
Homenagem
Caso sancionado, a lei receberá o nome de “Lei PM Sargento Dias”, que homenageia o sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais, que foi baleado na cabeça no dia 5 de janeiro, após uma abordagem a dois suspeitos pelo furto de um veículo em Belo Horizonte. O autor do disparo era um beneficiado pela saída temporária e não voltou à penitenciária no final de 2023.
Veja Também
Beto Pereira é eleito presidente do PSDB de Campo Grande
Deputado garante o primeiro centro de transplante fígado e rim do Mato Grosso do Sul
Com primeiro centro para transplante de fígado, MS pode fazer 70 procedimentos por ano
Emendas federais: governador e bancada de MS definem recursos para orçamento de 2024
Eleitos presidentes de 19 das 30 comissões permanentes da Câmara Federal
Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Nikolas Ferreira nunca apresentou projeto nesta área