Emenda altera texto original e pesca do Dourado pode continuar proibida por um ano
Proposta foi apresentada pelo deputado Renato Câmara, que preside a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado Renato Câmara (MDB) informou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (27), que os parlamentares assinaram uma Emenda ao Projeto de Lei 364 de 2023, para que a proibição da captura, do embarque, do transporte, da comercialização, do processamento e da industrialização do Dourado, seja prorrogada por mais um ano.
O texto original, de autoria do então deputado João César Mattogrosso (PSDB), previa a proibição até 10 de janeiro de 2029. Continuam ressalvadas a modalidade “pesque e solte”, o consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro.
A coleta de exemplares vivos, de matrizes e reprodutores, no ambiente natural, poderá ser objeto de autorização ambiental expedida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), quando destinados à pesquisa científica ou à recuperação de plantel por agricultores de reprodução de alevinos devidamente licenciados e registrados nos órgãos competentes.
Por ter recebido Emenda, a matéria volta para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). “Vamos aguardar um estudo técnico sobre o resultado dos cinco anos de proibição. Assim, vamos votar com tranquilidade a liberação ou não da pesca do Dourado. Tomamos uma decisão madura, equilibrada e seguro para o meio ambiente”, salientou Câmara.
Veja Também
Projeto de João César Mattogrosso amplia por 5 anos a proibição da pesca de Dourado em MS
Extensão da “Lei do Dourado” é apoiada pelo SOS Pantanal e outras organizações da sociedade civil
Ainda no período de defeso, PMA faz operação com foco na prevenção à pesca predatória
Prorrogação da proibição da pesca do Dourado é aprovada em 1ª votação na Alems
Reaberta temporada de pesca a partir dessa quinta-feira; Imasul alerta para regras ambientais
Pesca do dourado continua proibida nos rios de Mato Grosso do Sul até março de 2025
PMA de Corumbá prende pescador por captura de Dourado
PMA de Corumbá prende indivíduo por captura de Dourado nas proximidades do Porto Geral
Projeto de Lei que veda a pesca é debatido pelos parlamentares