Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Escola Monte Azul preocupa e Hanna cobra recuperação do prédio, fechado desde 2019

Estrutura do prédio é preocupante e Hanna pede intervenções urgentes .

Fotos: divulgação

A vereadora Hanna Santana está pedindo providências por parte do Poder Executivo no sentido de realizar as obras necessárias para recuperação do prédio da Escola Municipal Rural Monte Azul, localizada no Assentamento Taquaral.

A solicitação foi direcionada ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira e à secretária Mabel Marinho Sahib Aguilar, de Educação. Aos dois, pediu informações detalhadas e providências urgentes para resolver o problema.

No documento apresentado ontem, Hanna citou que parte das instalações do prédio se encontra interditada desde 2019, e está com estrutura precária, em situação insalubre e visivelmente comprometida, fato constatado pessoalmente por ela, durante visita à região.

Por isso mesmo pediu informações claras e detalhadas sobre a existência ou não de planos ou projetos para reforma, revitalização ou reconstrução do prédio da escola e, caso positivo, o prazo estimado para o início das obras.

Pediu também informações sobre quais ações emergenciais foram adotadas pela Secretaria de Educação para garantir segurança e continuidade do atendimento educacional às crianças daquela comunidade, considerando a insalubridade e a falta de estrutura adequada.

Quais medidas têm sido tomadas para garantir a segurança dos alunos e moradores próximos ao prédio interditado, que, em seu estado atual, coloca em risco todos que transitam pela região, bem como justificativa técnica para o longo período sem soluções efetivas, considerando que o prédio apresenta condições insalubres e estrutura claramente comprometida.

“Em visita recente ao Assentamento Taquaral, região onde está situada a Escola Monte Azul, pude verificar pessoalmente as condições alarmantes em que se encontra a estrutura escolar. O prédio anexo da escola permanece interditado desde 2019, em evidente situação de abandono, com graves sinais estruturais, acúmulo de lixo, mato alto e deterioração avançada, apresentando inclusive riscos concretos à segurança de crianças, funcionários e comunidade local”, ressaltou.

“É fundamental destacar que as instalações se encontram exatamente no mesmo estado de abandono há anos, fato comprovado por registros ainda mais antigos, sem qualquer perspectiva clara de recuperação e retorno das atividades escolares presenciais naquela unidade”, observou.

“Diante da relevância da educação para o desenvolvimento social e a formação digna das crianças do campo e comunidades adjacentes, solicitamos uma resposta urgente da Secretaria de Educação sobre as medidas efetivamente previstas para reativação ou reforma deste prédio, garantindo segurança, dignidade e qualidade de ensino às crianças e adolescentes do local”, concluiu.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sessão solene marca instalação de Legislatura e do Ano Legislativo em Corumbá

Nomeados integrantes das nove Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Corumbá

Na Câmara, Hanna pede revitalização de espaços públicos no Guatós

Vereadora Hanna reivindica manutenção da pista de skate do Complexo Poliesportivo

Hanna solicita auditoria na empresa responsável pelos serviços de transporte coletivo na cidade

Corumbá, Ladário e outros municípios de MS participarão do programa Mentalidades Matemáticas na Educação Infantil

Hanna pede creche, porto e pavimentação para atender Distrito de Albuquerque