Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Lei assegura direito aos pais de matricular crianças com deficiência na Reme

Proposta partiu do vereador Alexandre Vasconcellos.

Pais de crianças com deficiência ou necessidades especiais têm o direito de matriculá-las em creches ou escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de sua preferência. É o que assegura a Lei 2.970, de 27 de dezembro de 2024, publicada na última sexta-feira na edição 3.043 do Diário Oficial do Município.

A proposta partiu do vereador Alexandre Vasconcellos e foi sancionada no último dia 27 pelo prefeito Marcelo Iunes. “É uma medida importante para garantir que os pais possam escolher a instituição de ensino que melhor atenda às necessidades específicas de seus filhos, respeitando o princípio da inclusão e da acessibilidade”, comentou Vasconcellos.

Disse que a Lei se justifica pelo fato de que “as crianças com deficiência ou necessidades especiais, muitas vezes, demandam um ambiente educacional adaptado, com infraestrutura adequada e profissionais capacitados para promover o desenvolvimento de suas habilidades e oferecer suporte necessário ao seu bem-estar e aprendizado”.

No entender do vereador, permitir que os pais escolham a instituição de ensino mais apropriada, oferece maior autonomia e garante uma educação de qualidade, ajustada às particularidades de cada criança, além do fato de que “a inclusão educacional ser um direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que estabelece a necessidade de garantir o acesso e a permanência das crianças com deficiência no ambiente escolar”, continuou.

Disse ainda que a Lei está alinhado às legislações já vigentes, reforçando o compromisso com a educação inclusiva. “Ao proporcionar essa flexibilidade para os pais, o Município promove a igualdade de oportunidades e reforça seu compromisso com a educação inclusiva e o pleno desenvolvimento das crianças com necessidades especiais”, observou.

Finalizou acrescentando que esta Lei se justifica como “uma medida de proteção aos direitos das crianças com deficiência ou necessidades especiais, garantindo-lhes acesso a um ambiente educacional adequado e inclusivo, conforme a escolha dos pais ou responsáveis, assegurando a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

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