Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Lei: Criado mecanismo de resolução de conflitos nas escolas estaduais

A lei, de autoria do deputado Roberto Hashioka, foi sancionada durante o recesso parlamentar.

Foto: Luciana Nassar/Alems

No recesso parlamentar, foi publicada no Diário Oficial 11.704, a Lei 6.378, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que dispõe sobre ações e instrumentos para resolução de conflitos nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.

As ações compreendem: solução pacífica e harmoniosa dos conflitos oriundos das relações interpessoais entre os atores envolvidos; respeito e tolerância às diferenças sociais, econômicas, políticas, religiosas e de gênero; melhoria da comunicação e a preservação de suas relações; educação para a paz, cultura do diálogo e prevenção de todas as formas de violência no ambiente escolar.

Para as soluções de conflitos, deverão ser incluídos professores, funcionários e demais profissionais que atuam no âmbito escolar, alunos e seus familiares. A lei estabelece os seguintes instrumentos de resolução: métodos autocompositivos, justiça restaurativa e mediação escolar.

A lei estabelece como princípios da justiça restaurativa a universalidade, celeridade, confidencialidade, consensualidade, corresponsabilidade, empoderamento, imparcialidade, informalidade, participação, reparação de danos, urbanidade e voluntariedade.

Já os princípios da mediação escolar são a imparcialidade, confidencialidade, respeito e diálogo. Para o desenvolvimento das ações e dos instrumentos de resolução de conflitos nas escolas, o Poder Executivo poderá celebrar instrumentos jurídicos específicos com outros órgãos, entidades e instituições.

SIGA-NOS NO

Veja Também

ALEMS comemora os 116 anos da imigração japonesa em solenidade no dia 18

ALEMS cria Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres

Comissão divulga que proposta dará isenção a 90% dos aposentados com comorbidades

Dama da viola: Helena Meirelles e musicistas de MS são homenageadas pela ALEMS