Lei: Estabelecimentos comerciais devem seguir condutas em temporada black friday
Junior Mochi: O objetivo é garantir o respeito aos direitos dos consumidores e às lojas ou concorrentes que atuam de maneira legítima.

A Black Friday é um evento muito aguardado pelos consumidores, que desejam garantir produtos de qualidade com descontos. No Mato Grosso do Sul, a Lei 6.333 de 2024, de autoria do deputado Junior Mochi, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (28), regulamenta práticas e condutas nesta temporada de compra.
“O objetivo é garantir o respeito aos direitos dos consumidores e às lojas ou concorrentes que atuam de maneira legítima. Além disso, visa criar um ambiente de legalidade e respeito mútuo entre os estabelecimentos comerciais e os consumidores na temporada Black Friday”, destacou Mochi.
Conforme a nova lei, os estabelecimentos comerciais ficam comprometidos a fornecer informações verdadeiras, corretas, claras e inequívocas sobre os produtos ou os serviços em promoção, em especial, sobre o preço praticado sem o desconto.
Os preços promocionais e os valores tradicionalmente praticados pelos estabelecimentos comerciais devem ser apresentados com clareza ao consumidor, sendo vedado o aumento falso dos preços para valorização ilusória do desconto.
Os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a guardar informações relativas aos preços praticados nos produtos e nos serviços ofertados, mantendo as etiquetas originais nos produtos, de forma que se possa identificar qual era e qual é o preço atual do produto em promoção.
O descumprimento das regras sujeitará o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, devendo a multa ser estipulada em regulamentação própria e revertida ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos do Consumidor (FEDDC).
Veja Também
Uso regulamentado de produtos de Cannabis para tratamento de doenças passa na CCJR na Alems
ALEMS cria Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres
Comissão de deputados vai acompanhar o processo de relicitação da Malha Oeste
ALEMS realiza quarta-feira sessão solene em comemoração ao Dia da Educação Superior
Em 2024, Black Friday deve movimentar mais de R$ 400 milhões em Mato Grosso do Sul
Proposta institui arara-azul e tuiuiú aves-símbolos do MS e do Pantanal
Audiência na ALEMS vai debater uso de celular e distribuição de recursos nas escolas