Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Lei: MS passa a ter o Dia Estadual de Enfrentamento à Psicofobia

A deputada Mara Caseiro é autora da lei que visa combater atitudes preconceituosas contra aqueles que apresentam transtornos mentais.

A psicofobia, termo que, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), significa a discriminação sofrida pelas pessoas que possuam algum tipo de transtorno mental, tem sido utilizada com o intuito de conscientizar sobre o duplo sofrimento: de ter o diagnóstico e ser tratado com violência. Mato Grosso do Sul passa a ter uma lei que visa combater atitudes preconceituosas contra aqueles que apresentam tais condições psicológicas.

Foto: Luciana Nassar/Agência Alems

A Lei 6.094 de 2023, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB) e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (7), institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Psicofobia, a ser comemorado, anualmente, em 12 de abril. A data entra no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 720 milhões de pessoas sofrem com doenças mentais em todo o mundo, aproximadamente 10% de toda a população mundial. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial das doenças mentais e lidera a posição de casos de depressão e ansiedade na América Latina .

“De maneiras variadas e perversas, as pessoas acometidas de depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar, ansiedade, dentre outras tantas enfermidades psíquicas, têm sofrido preconceito em razão de sua condição. A psicofobia é um dos grandes problemas que interferem na recuperação dessas pessoas, podendo destruir a autoestima. Em muitos casos, os pacientes desistem do tratamento e deixam de participar de atividades sociais”, disse a deputada.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Redução de impostos e taxas lançada pelo Governo de MS vai do tereré ao gás natural veicular

Projeto acrescenta “O Estado do Pantanal” em identificação visual do Governo de MS

ALEMS volta às sessões ordinárias e reuniões após recesso parlamentar

MS: Para acabar com o feminicídio, deputada pede a implantação do Programa Mulher Segura em todos os municípios

Setembro Amarelo: Depressão cresce 11% no Brasil