Corumbá, Sábado, 03 de Maio de 2025
Política

Lula aceita demissão de Lupi e nomeia Wolney Queiroz para o cargo

Secretário-executivo da Previdência assumirá o Ministério da Previdência Social.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou, nesta sexta-feira, 2 de maio, o pedido de demissão do agora ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. A decisão foi formalizada durante audiência no Palácio do Planalto. A informação foi divulgada em nota oficial.

A substituição foi imediata. Lula convidou o atual secretário-executivo da pasta, o ex-deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE), para assumir o comando do Ministério da Previdência Social. As mudanças serão oficializadas ainda hoje por meio de edição extra do Diário Oficial da União.

Leia, abaixo, a íntegra da nota do Palácio do Planalto:

 “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta sexta-feira, 2 de maio, o pedido de demissão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, durante audiência no Palácio do Planalto.
O presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, para ocupar o cargo de ministro.
A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.”

A mudança marca uma reorganização interna no governo. Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT, ocupava o ministério desde o início do terceiro mandato de Lula. Sua saída já vinha sendo especulada há semanas em meio a críticas sobre a condução de temas sensíveis, como a fila do INSS e a reforma administrativa do órgão. Ainda assim, o Palácio do Planalto manteve tom respeitoso e cordial na comunicação de sua saída.

SIGA-NOS NO

Veja Também

INSS: 13º antecipado injetará R$ 73,3 bi na economia; veja calendário

Aposentados e pensionistas do INSS podem consultar antecipação do 13º

Como pedir exclusão de desconto indevido em benefícios do INSS

Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo