Corumbá, Terça, 25 de Junho de 2024
Política

Lula celebra reconhecimento da Palestina por países europeus e diz que decisão contribui para a "paz e estabilidade na região"

Ainda segundo o presidente, o gesto "faz justiça em relação ao pleito de um todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação".

O presidente Lula (PT) celebrou nesta quinta-feira (23), por meio de rede social, a decisão dos governos da Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer o Estado palestino independente.

Segundo Lula, a decisão é "histórica", "faz justiça" e contribui para a "paz e estabilidade" no Oriente Médio. "A decisão conjunta de Espanha, Noruega e Irlanda de reconhecer a Palestina como um Estado é histórica por duas razões. Faz justiça em relação ao pleito de um todo um povo, reconhecido por mais de 140 países, por seu direito à autodeterminação. Além disso, essa decisão terá efeito positivo em apoio aos esforços por uma paz e estabilidade na região. Isso só ocorrerá quando for garantida a existência de um Estado Palestino independente".

O presidente ainda lembrou que "o Brasil foi um dos primeiros países na América Latina a assumir essa posição, quando em 2010 de reconhecer o Estado da Palestina nas fronteiras de 1967, o que inclui a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como sua capital".

SIGA-NOS NO

Veja Também

Das 63 palestinas que Israel mata por dia em Gaza, 37 são mães, diz ONU

Depois de vetar três resoluções, EUA pedem na ONU trégua imediata dos ataques de Israel em Gaza

Na ONU, Brasil defende Palestina como Estado ‘soberano e independente’

Espanha, Irlanda e Noruega reconhecem Estado da Palestina e impõem mais isolamento a Israel

Netanyahu sobre ataque que matou 40 mulheres e crianças em Rafah: “acidente trágico”