Corumbá, Sábado, 19 de Abril de 2025
Política

Lula diz que democracia é o patrimônio mais precioso da população

Presidente se manifesta pelas redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou hoje (8) dos ataques golpistas do dia 8 de janeiro, em Brasília, marcando o primeiro mês após os atos. Na ocasião, terroristas invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional.

O vídeo publicado nas redes sociais do presidente traz imagens das câmeras de segurança da sede do Poder Executivo durante os atos de destruição, dos estragos que ficaram e das primeiras ações de coleta de vestígios para investigação dos responsáveis e limpeza dos espaços.

“No dia 8 de janeiro, a sede dos nossos poderes foi invadida e vandalizada por pessoas que desrespeitam o povo e o Brasil. 1 mês depois, seguimos firmes trabalhando na defesa da democracia, união e reconstrução do país”, escreveu o presidente. “A democracia é o patrimônio mais precioso da população brasileira. E a justiça será firme contra quem tentar tirá-la do povo”, completou.

Um mês após os atos de vandalismo, as investigações ainda estão em andamento. Ontem (7), a Polícia Federal (PF) realizou a quinta fase da Operação Lesa Pátria, que busca identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram a invasão e a depredação dos prédios-sede dos Três Poderes.

Além disso, a Justiça Federal já determinou o bloqueio de R$ 18,5 milhões em bens patrimoniais de pessoas e empresas investigadas, para garantir que os responsáveis tenham como ressarcir parte dos prejuízos decorrentes da destruição de instalações públicas e do patrimônio histórico e artístico exposto nos prédios. A Advocacia-Geral da União pediu a elevação do bloqueio a R$ 20,7 bilhões, após recalculo dos prejuízos na Câmara dos Deputados.

O governo federal ainda vai propor medidas para endurecer a legislação sobre crimes contra o Estado Democrático de Direito. A iniciativa é uma reação aos atos terroristas e foi apelidado de Pacote da Democracia.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Ministério Público pede bloqueio de bens de Bolsonaro, Torres e Ibaneis

Após interrogatórios, Polícia Federal encaminhou 1.159 pessoas para a Polícia do DF envolvidas nos atos antidemocráticos

PATRIOTAS? NÃO, TERRORISTAS.

PF encontra minuta de projeto golpista de Bolsonaro na casa de Anderson Torres

Anderson Torres segue preso após audiência de custódia

PGR denuncia e pede prisão de 39 suspeitos de depredação do Congresso Nacional

38 anos da derrota do regime de 1964

Governo Lula responde fotomontagem da Folha de S. Paulo e dá resposta lacradora para jornal

Lula troca comandante do Exército e nomeia general ‘democrata’

STF abre inquérito para apurar condutas de três deputados federais nos atos terroristas de 8/1

APOLOGIA OU INCITAÇÃO AO TERRORISMO

Flávio Dino e secretários de segurança de todo o país debatem ações para fortalecimento da Segurança Pública

Total de denunciados por atos de terrorismo em Brasília chega a 653

PF devolve à Câmara dos Deputados bola de futebol roubada durante ataques do dia 8 de janeiro

PF poderá acessar biometria do TSE em investigação de atos golpistas

Minha Casa, Minha Vida terá locação social e aquisição de imóvel usado

STF forma maioria para tornar réus mais 250 pelo 8 de janeiro