Corumbá, Quinta, 01 de Maio de 2025
Política

Marcelo Araújo pede contratação de vacinadores para atender a saúde pública

Vereador diz que é preciso contratar mais vacinadores para atender a situação epidemiológica atual.

Diante do agravamento da situação epidemiológica em Corumbá, o vereador Marcelo Araújo está sugerindo à Prefeitura, a contratação de vacinadores de forma emergencial, a fim de garantir a ampliação do acesso à vacinação, proteger a saúde da população e evitar o colapso do sistema de saúde local.

Foi durante a sessão ordinária de ontem, terça-feira, 29. Na oportunidade, o vereador apresentou requerimento direcionado ao secretário de Saúde, Antônio Juliano de Barros, e ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, pedindo providências nesse sentido, levando em consideração a carência de profissionais na rede pública de saúde e o agravamento da situação epidemiológica na região.

Em sua justificativa, Marcelo lembrou que saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, nos termos do artigo 196 da Constituição da República.

Para tanto, levou em consideração o avanço da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município de Corumbá, que tem provocado a superlotação das unidades de saúde e da rede de urgência e emergência, além de elevar significativamente a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI, sendo necessária a intensificação da vacinação como ação essencial de controle, mas que, para isso, se faz necessária a contratação emergencial de profissionais para garantir a ampliação do acesso à vacinação, proteger a saúde da população e evitar o colapso do sistema de saúde local.

ENERGIA

Marcelo pediu informações à Prefeitura, com as providências necessárias  imediatas, visando sanar problemas com a falta de energia elétrica na unidade do CAPS José Fragelli, situação que já perdura há mais de 12 dias.

O vereador observou que a unidade realiza acolhimento e atendimento especializado a pacientes com transtornos mentais, incluindo pessoas em situação de crise, como tentativa de suicídio, sendo indispensável o fornecimento contínuo de energia elétrica para o funcionamento adequado dos serviços, o uso de equipamentos essenciais e a preservação do bem-estar dos pacientes e profissionais.

Foi levando isso em consideração que o vereador solicitou reparo e o restabelecimento imediato da energia elétrica no local, prestando informações detalhadas sobre as causas da interrupção e as medidas que estão sendo adotadas para a solução definitiva do problema.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Projeto de Lei do vereador Marcelo Araújo cria redes de apoio para famílias com pessoas com TEA

Projeto de Lei estabelece entrega de uniformes e kits escolares com antecedência na Reme

Marcelo propõe ações para marcar campanha de conscientização sobre autismo

Marcelo pede informações sobre credenciamento de profissionais na rede de saúde