Corumbá, Sábado, 03 de Maio de 2025
Política

Ministério Público pede bloqueio de bens de Bolsonaro, Torres e Ibaneis

Ação do sub-procurador geral pretende garantir ressarcimento aos cofres públicos, se comprovada a participação dos agentes nos atos terroristas que destruíram as sedes dos Três Poderes

Além de Bolsonaro, Torres e Ibaneis, pedido de bloqueio incluiu outros suspeitos, "sobretudo de financiadores", dos atos golpistas. (Imagem/Reprodução Youtube)

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MP/TCU), Lucas Rocha Furtado, pediu nesta quarta-feira (10) o bloqueio de bens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do governador afastado do Distrito Federal (DF) Ibaneis Rocha (MDB) e do ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres. Quem assina o pedido é o sub-procurador geral do órgão, Lucas Rocha Furtado.

A solicitação faz parte do processo que apura os atos terroristas em Brasília no último domingo (8), que culminaram com a depredação das sedes dos Três Poderes. O objetivo do MP/TCU é garantir recursos para eventual ressarcimento público, em caso de condenação dos envolvidos por participação nos atos de vandalismo.

“Em razão de processo de Tomada de Contas e do vandalismo ocorrido no Distrito Federal no dia 8 de janeiro de 2023, que provocou inúmeros prejuízos ao erário federal, solicito seja decretada a indisponibilidade de bens”, escreve o sub-procurador.

Além disso, Furtado menciona, no pedido, o bloqueio de bens “de outros responsáveis, sobretudo de financiadores de mencionados atos ilegais”. Por fim, ele se coloca à disposição do TCU “para novos pedidos de indisponibilidade”.

Além de multa e ressarcimento, o TCU também pode condenar os envolvidos à perda de direitos políticos por até 8 anos. Do mesmo modo, se condenados, ficariam inabilitados para ocuparem cargos públicos pelo mesmo período. No entanto, o TCU só deve julgar o pedido de bloqueio de bens após concluir levantamento que estima a conta dos prejuízos. E determinar as responsabilidades objetivas de cada um dos citados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Dino autoriza atuação da Força Nacional contra golpistas em Brasília

Flávio Dino anuncia a prisão de todos os terroristas e seus financiadores

Ministro mostra destruição incalculável em gabinetes do Palácio do Planalto. Veja vídeo

Líderes mundiais condenam tentativa de golpe em Brasília

Alexandre de Moraes afasta Ibaneis do governo do DF por 90 dias

Câmara aprova intervenção federal na segurança pública do DF

Moraes determina prisão do ex-comandante da PM e de Anderson Torres

Pacheco: Brasil não vai ceder a golpistas; criminosos pagarão por danos

Sejusp cumpre determinação do STF com desocupação pacífica em frente ao CMO

Após interrogatórios, Polícia Federal encaminhou 1.159 pessoas para a Polícia do DF envolvidas nos atos antidemocráticos

Bolsonaro torrou R$ 27,6 milhões no cartão corporativo com itens que vão de hotéis de luxo a sorvetes e cosméticos

PF encontra minuta de projeto golpista de Bolsonaro na casa de Anderson Torres

Anderson Torres segue preso após audiência de custódia

PGR denuncia e pede prisão de 39 suspeitos de depredação do Congresso Nacional

Lula diz que democracia é o patrimônio mais precioso da população