MS pode ter selo destinado a empresas que ajudarem na proteção de animais abandonados
Deputado Paulo Duarte é o autor do projeto de lei, que cria o "Selo Empresa Amiga dos Animais".

Proposta apresentada nesta quinta-feira (3) pelo deputado Paulo Duarte (PSB) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) cria o "Selo Empresa Amiga dos Animais". A certificação, de acordo com o Projeto de Lei 171/2025, será destinada a pessoas jurídicas que doarem ração e medicamentos e ajudarem, de forma continuada, entidades de proteção e defesa dos direitos de animais, especialmente os abandonados.
A proposta estabelece que os interessados em se credenciar ao selo "Empresa Amigo dos Animais" deverão requerê-lo ao Poder Executivo, o qual competirá deferir, ou não, a participação do candidato. Entre as ações previstas para o recebimento do selo, estão a doação de ração animal para associações e grupos de defesa e proteção animal que promovam assistência e alimentação de animais abandonados.
“Os desafios enfrentados por protetores independentes e por ONGs defensoras dos direitos dos animais vêm sendo debatidos há tempos, tanto na esfera pública quanto na privada”, afirma o deputado Paulo Duarte. “Apesar dos avanços no debate – completa o parlamentar –, ainda há uma significativa ausência de políticas públicas eficazes que amenizem os custos e as dificuldades enfrentadas por aqueles que dedicam suas vidas, por amor à causa, à proteção e ao bem-estar dos animais”.
Passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso o parecer seja favorável, continua tramitando com análises e votações nas comissões de mérito e nas sessões plenárias.
Veja Também
Obras em saúde projetam Corumbá como referência regional no atendimento público
Segundo Treinão dos Poderes reúne cerca de 1,8 mil pessoas em Corumbá
Prefeito sanciona lei autorizando doação de área para Estado construir Hospital Regional